Não é bom resolver nenhum problema de cabeça quente, confira como lidar com situações mais complicadas de forma mais inteligente
O local de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia, por isso, saber sair de conflitos de uma forma mais amena é a melhor solução para os problemas, tanto para manter uma boa convivência com os colegas de trabalhos quanto para não ser demitido.
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Por isso, saber como agir em uma situação problemática te ajuda a ganhar destaque sobre as outras pessoas, além de obter o respeito e admiração de quem trabalha com você.
Saiba o que precisa fazer para lidar melhor com os problemas em seu ambiente de trabalho:
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Tenha inteligência emocional
A inteligência emocional permite que as pessoas aprendam a entender os seus sentimentos e responder de forma apropriada, para que o problema não interfira no seu dia ou na forma de agir com os outros, principalmente em situações mais críticas.
Para adquirir essa qualidade é necessário ter muito autoconhecimento, com a finalidade de melhorar os pontos que precisa, para isso terapia é imprescindível, além de leitura sobre o assunto e meditação.
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Essa é uma das qualidades mais procuradas ultimamente pelos recrutadores, segundo o que aponta uma especialista, Kassandra Sá Consultora Sr. da Page Personnel no Recife:
“Entendo que o papel do líder é primordial para auxiliar na resolução de conflitos, um líder deve ser um facilitador para o dia a dia do colaborador e se tem algo que está interferindo nisso, ele deve agir. Em momentos de conflito, o primeiro passo é ouvir os envolvidos de forma individual, ter empatia pela dor do outro e encontrar um meio termo que seja viável.”, explica.
Empregue a empatia
Essa prática é muito importante para a solução de um problema na empresa. Isso porque, se colocar no lugar do outro, pensar no que pode ter causado a frustração que levou o conflito, pode ajudar a resolver tudo de uma forma mais calma e racional.
Isso prepara o terreno para concessões e pode ajudar a evitar que um problema semelhante no local de trabalho apareça novamente. Seja você a parte envolvida no problema, ou um superior que precisa media-lo.
Tenha conversas produtivas
Falar sobre o problema com o objetivo de fazer com que o problema não se repita pode ser a parte mais difícil quando um conflito existir, isso porque se as duas etapas acima não estiverem bem assentadas, o problema pode ressurgir e ficar ainda maior.
Se você estiver envolvido, procure alguém para mediar a conversa, se for um gerente, seja você o mediador, onde vai ajudar as duas partes a entenderem tudo que aconteceu e controlarem seus sentimentos quando preciso.
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Para que tudo ocorra da melhor forma a conversa deve ser mantida com a maior paciência até que o conflito seja resolvido, pois uma das partes pode nem saber que o problema existe.
“É uma situação delicada, a abordagem precisa acontecer, mas sempre de forma individual, sem expor o outro lado, ou colocá-lo em uma situação constrangedora, a abordagem precisa ser em tom de diálogo, onde as partes possam conversar até chegar em uma solução.”, explica a especialista.
Resolução à distância
O trabalho remoto acabou criando um ambiente mais propício à gerar confusão, isso porque as interações acontecem através de e-mails ou mensagens que podem ser interpretadas de forma erradas.
Por esse motivo quando for enviar uma mensagem, tenha o dobro de cuidado e releia sempre para se certificar que o tom que está passando não vai gerar nenhum problema.
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Além disso, se for o gestor e precisar resolver algum conflito entre sua equipe, tente marcar reuniões online e trocar o máximo de mensagens e e-mails a fim de solucionar o problema.
” O ambiente remoto trouxe muitos benefícios, sem dúvidas, mas manter a proximidade com o time, é um dos principais desafios. Ter um canal aberto com seu time, possuir uma rotina com reuniões rápidas e assertivas, seja diariamente, ou semanalmente, onde permita que seu time tenha um momento de fala, para explanar sobre seus desafios, o que tem dificultado que a rotina flua, ajuda muito para manter essa proximidade e permitir que os envolvidos no conflito se sinta aberto e abraçado para poder expor o que incomodado.”, afirma Kassandra Sá.