Antes da virada de ano, o apresentador repercutiu um novo golpe que vem sendo aplicado nos beneficiários do programa que serve para amparar os mais pobres no país
Para quem não viu, antes de encerrar 2024, César Tralli expôs um novo crime que vem vitimando uma longa lista de brasileiros. Desta vez, os atingidos foram os usuários do Bolsa Família.
Alguns dos cidadãos tiveram suas contas esvaziadas. Depois disso, os casos chegaram à ouvidoria da Caixa Econômica “Os beneficiários denunciam que foram vítimas de um golpe e que o dinheiro depositado pelo programa sumiu”, disse o âncora do Jornal Hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até a edição ir ao ar, no mês de agosto, pelo menos 4 estados registraram queixas nas delegacias, apontando para o dinheiro roubado. “Ou seja, é golpista tirando a renda de gente pobre, que precisa dessa grana para comprar comida, o básico”, criticou César Tralli, ao vivo.
Hoje, mais de 20,8 milhões de residências brasileiras fazem parte da ação, segundo os dados divulgados pelo Governo Federal. O pagamento base é de R$ 600, podendo garantir pagamentos adicionais, de acordo com a situação de cada tipo de cidadão inscrito.
De acordo com a Globo, o maior número de denúncias foi na Grande Recife, em Pernambuco, onde os beneficiários relataram que, ao chegar nas agências da Caixa Econômica, não havia saldo. A emissora procurou os representantes do banco e receberam a resposta. Cerca de R$ 16 milhões despareceram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que fazer sobre os golpes no Bolsa Família?
- Em nota, a Caixa Econômica ressaltou que, nos casos de movimentações não reconhecidas pelo cliente, é possível pedir a contestação.
- Se forem confirmados, os valores em questão serão ressarcidos imediatamente. Além disso, o grupo ainda destacou que está colaborando com as investigações e as operações que combatem fraudes.
- No entanto, as informações sigilosas dos crimes seguem encaminhadas diretamente à Polícia Federal.
Conclusão
Para fazer a inscrição no Bolsa Família, é necessário ir ao Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS. Aos que vivem em situação de vulnerabilidade, na hora da solicitação, é preciso já estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais. O benefício tem transferência pelo aplicativo da Caixa.
Entretanto, para evitar cair em golpes, o banco responsável pelo pagamento alerta que não envia links por mensagens, não exige senhas, nem faz ligações pedindo por dados e informações pessoais. O comunicado serve, principalmente, aos mais velhos, que não tem tanta facilidade com tecnologia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja ainda outras notícias do Jornal Hoje, da Globo, sobre benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE