Diretor de ‘Os tempos do Imperador’ foi acusado de racismo por um grupo de atrizes da Globo
Vinícius Coimbra, diretor artístico da novela ‘Nos tempos do imperador’ foi acusado pelas atrizes da Globo de racismo, segundo as atrizes, o diretor estava fazendo segregação e dividindo os elencos entre negros e brancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vinicius foi afastado temporariamente dos estúdios Globo, segundo os atores da antiga novela, o diretor obrigou eles a irem gravar em meio ao pico da pandemia do Covid-19, enquanto outros atores eram poupados e podiam ficar isolados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor estava a frente da nova novela das 18h, ‘Mar do Sertão’, e foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu, ‘Quanto mais vida, melhor’. A decisão da emissora pelo afastamento do diretor aconteceu no último dia 15 após Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues denunciarem para a direção da Globo atos discriminatórios do diretor na gravação da novela.
A denuncias eram por parte do tratamento de Vinicius Coimbra durante as gravações, além de falas racistas que estavam no roteiro, as atrizes alegam segregação durante as gravações e até separação do elenco entre etnias, segundo fontes ouvidas pelo Notícias da TV, Vinicius disse até que eles tinham que agradecer por estar lá:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em um dado momento, Vinicius gritou no estúdio: ‘O elenco vem comigo, os pretos ficam’. Na frente de várias pessoas. Quando alguns artistas pretos foram questioná-lo sobre essas falas, ele reagiu dizendo: ‘Vocês deveriam agradecer por estarem aqui'”.
ACUSAÇÕES VEM A TONA
Ainda segundo denúncias feitas ao compliance da Globo, as atrizes afirmaram que Vinicius dizia que elas tinham que defender a novela, quando a diretora Thereza Falcão teve que pedir desculpas a público por colocar uma cena sobre racismo reverso na novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, a Globo contratou consultores para analisarem e apontarem erros no roteiro da diretora para que fossem corrigidos. A acusação mais grave das atrizes feitas à Globo é a segregação racial feita por Vinicius, quando ele dividia o elenco em dois e obrigava as atrizes negras a trabalharem no pico da Covid, a atriz Roberta Rodrigues, que interpretava a Lupita foi a mais afetada.
A atriz não terminou as gravações da novela da Globo, na época, a emissora divulgou que a atriz não tinha finalizado pois estava com covid, pouco tempo depois desmentido por ela:
“Em respeito a todos vocês que me acompanham, e pela pessoa transparente que sempre fui, eu resolvi falar. Não, o que me afastou do fim novela não foi a Covid-19. Eu tive Covid-19 em setembro de 2021 e retornei às gravações dia 24 do mesmo mês. No dia 7 de de outubro fiz teste de figurino e ensaio de dança para a personagem. Então, ao contrário do que está sendo propagado por aí, o real motivo de eu não estar na etapa final da novela tem a ver com outras questões”, finalizou.