Apesar do grande sucesso de audiência na Globo, chegando a superar diversas novelas anteriores do horário, incluindo A Força do Querer, O Outro Lado do Paraíso ainda é alvo de críticas do público e da mídia mais exigente, que aponta diversos furos e situações absurdas na trama, mesmo com o autor Walcyr Carrasco fazendo questão de ressaltar que a trama não se propôs a ser realista e que “resgatou o melodrama clássico”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista ao jornal Estadão, Mauro Mendonça Filho, diretor artístico do folhetim, rebateu as críticas à trama e saiu em defesa do novelista. “Walcyr é um autor amplo, diria até indecifrável. Não tem pudor nenhum em fantasiar algumas situações, ao mesmo tempo que aponta para o realismo com a precisão de uma flecha. Ora escreve cenas simplórias, ora sofisticadíssimas. Ora rasas, ora de profundidade comovente. Ora criticado, ora elogiadíssimo. Nas suas novelas, não rola preguiça, tem sempre variedade, reviravoltas, polêmicas, pulsa sangue. Se alguém achar que o sucesso que ele faz é acidental, deve mais é rever seus conceitos”, declarou.
+ Walcyr Carrasco esnoba críticos e revela o principal objetivo de O Outro Lado do Paraíso
A novela apresentou ao público cenas marcantes e de grande impacto, e o diretor revelou qual delas foi a mais desafiadora para ele. “Particularmente, a regressão de Laura exigiu muito de mim. Não só pela dificuldade na abordagem da pedofilia, como pelo desafio de achar uma forma visual que pudesse tornar o assunto palatável ao público. Sugeri ao Walcyr fazermos uma passagem de bastão da atriz mirim para a atriz adulta, para termos alguma liberdade na realização, e ele veio com a ideia da regressão. Mas, mesmo com a (atriz) Bella Piero fazendo as cenas, não cabia enveredar por um caminho gráfico-sexual, seria pesado demais. Optei por uma linguagem expressionista, inspirada no cinema alemão dos anos 20, Polanski, etc., e acredito que fui bem-sucedido, pois a resposta do público foi muito boa e a questão, assimilada com emoção”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O último capítulo de O Outro Lado do Paraíso vai ao ar nesta sexta-feira (11). A partir da próxima segunda (14), a trama será substituída por Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE