ALERTA!

Comunicado do Serasa traz alerta sobre penhora de bens aos que têm dívida nos cartões de crédito Itaú e+

Cartões de crédito, dívidas, logo Itaú e Serasa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Cartões de crédito, dívidas, logo Itaú e Serasa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serasa emite alerta sobre penhora de bens e dívidas

Em outubro de 2024, o Brasil registrou um número alarmante de pessoas endividadas: 73,10 milhões, segundo dados do Serasa.

Diante desse cenário, o portal divulga informações essenciais para ajudar os consumidores a entenderem seus direitos e deveres financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 3, iremos mostrar um comunicado importante do Serasa, que alerta sobre a possibilidade de penhora de bens para brasileiros que possuem dívidas em cartões de crédito, sejam do Itaú ou de qualquer outra instituição financeira.

Mas, afinal, qual é o comunicado?

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, divulgado em junho de 2024, 29,16% dos endividados no país possuíam débitos relacionados a bancos e cartões de crédito.

Mas uma dúvida comum entre os consumidores é: o banco pode penhorar bens de uma pessoa endividada?

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta, segundo o Serasa, é sim. Caso a instituição financeira entre com uma ação na justiça para cobrar a dívida e obtenha uma decisão favorável, o juiz pode determinar a penhora de bens pessoais do devedor para quitar o valor pendente.

Agência do Banco Itaú – Foto: Reprodução/Internet

O que acontece antes da penhora

Porém, antes de chegar a esse ponto extremo, os bancos e instituições financeiras costumam tentar diversas alternativas de negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma tática comum é oferecer parcelamentos e descontos para o pagamento da dívida.

Desse modo, a penhora de bens é um último recurso utilizado pelas instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequências das dívidas no cartão de crédito

Além disso, o cidadão deve ficar atento ao uso descontrolado do cartão de crédito, que pode trazer diversos problemas financeiros, como:

Ilustração dívidas (Foto: Canva)

Serasa alerta

Desse modo, para evitar cair nessa situação, é essencial adotar hábitos financeiros saudáveis, como evitar o uso excessivo do crédito, pagar as faturas em dia e buscar renegociações sempre que necessário.

Considerações finais

Em suma, o Serasa fez um alerta sobre a possibilidade de bancos, como o Itaú, entrarem com uma ação judicial para cobrar a dívida do cartão de crédito, o que pode resultar na penhora de bens.

Veja mais informações sobre o Serasa clicando aqui.

Como participar do Feirão Limpa Nome do Serasa?

Por fim, o endividado também pode recorrer ao Feirão Limpa Nome do Serasa, que oferece aos consumidores a chance de quitar suas dívidas com descontos de até 99%. Veja como:

Para participar, basta acessar o site oficial ou o aplicativo do Serasa. Siga o passo a passo abaixo:

Logo da Serasa (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile