Falência

Dívida de 1 BI, fechamento e falência no RJ: Rede de supermercados, dona de 500 lojas é desmantelada no Brasil

12/07/2024 às 19h45

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Bandeira do Rio de Janeiro e Supermercado Interditado (Reprodução - Internet)

Uma das maiores redes de supermercados do Brasil tem fechamento e falência no Rio de Janeiro sendo desmantelada do Brasil

Uma das maiores redes de supermercados do Brasil não vai conseguir manter as operações em todos os seus estados, fechou as lojas do Rio de Janeiro e vai tentar concentrar as operações apenas em São Paulo. Muitas pessoas conheciam, principalmente os mini mercados dessa marca, mas também perceberam que aos poucos a empresa foi sumindo do radar dos Brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somando todas as lojas do Brasil, essa empresa tem mais 500 supermercados que agora não estão mais ativos, se mantendo apenas com as operações em São Paulo e em alguns municípios da região metropolitana da capital.

De acordo com informações do G1, grupo espanhol de supermercados Dia anunciou  que decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia disse que a medida ocorre após os persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira, e reafirmou sua intenção de focar nos seus principais mercados.

São “lojas de baixo desempenho”, especificou a companhia em comunicado assinado pelo seu diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, apontando que, após esses fechamentos, vai analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Separadamente, em comunicado à imprensa, o grupo Dia disse que estava ajustando o número de lojas no país para focar na região de São Paulo, onde concentra sua operação e onde continuará operando 244 unidades.

“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia afirmou que as medidas vão possibilitar a empresa a destinar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, “onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.

Vale lembrar que operação brasileira da rede de supermercados Dia havia entrado com um pedido de recuperação judicial em março deste ano, com o objetivo de “tentar superar a sua atual situação econômica e financeira”, segundo comunicado pela companhia. À época, a dívida da empresa era estimada em mais de R$ 1 bilhão.

O QUE ACONTECEU COM O SUPERMERCADO DIA?

O grupo varejista espanhol Dia anunciou há um mês a venda de seus negócios no Brasil para um fundo de investimentos, e as lojas da marca seguirão abertas no país. Grupo sai, mas marca fica. Quem sai do Brasil é o Grupo Dia, mas não a marca e as lojas, que se mantêm abertas e em operação, disse o grupo ao UOL.

As lojas serão mantidas pelo fundo criado pela gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, que pertence ao Banco Master, que comprará a rede de supermercados. O Dia venderá seus negócios pelo preço simbólico de 100 euros.

falência
Supermercado Dia

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.