SERÁ O FIM?

Dívida de quase 2 bilhões e adeus à 40 lojas: Marca amada pelos brasileiros acaba de fazer fechamento em massa

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fachada de loja fechada (Foto: Reprodução, Jornal do Comerçio)

Grande marca no mercado brasileiro fecha lojas por todos o país pegando milhões de clientes de surpresa

A crise de uma grande marca resultou no encerramento de 42 de 187 lojas no Brasil, o que equivale a 22,8% do total de estabelecimentos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo SouthRock Capital, que controla várias marcas no Brasil, solicitou recuperação judicial da marca na última terça-feira (31), criando dúvidas sobre o futuro da rede de lojas no país. Como resultado do pedido de recuperação, a SouthRock pode perder a licença para operar a marca no Brasil.

O grupo que também detém marcas como Subway e Eataly, deve ser submetido até a próxima semana, a uma perícia. Para que assim, a Justiça de São Paulo decida se ele está apto a entrar em recuperação judicial da Starbucks. Os dados foram divulgados pelo jornal Valor, com base no mapa atualizado das lojas Starbucks disponível no site da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja do Starbucks fechada (Foto: Reprodução, Folha Uol)

A Starbucks Coffee Internacional Inc. anunciou no dia 13 de outubro a rescisão do contrato de licenciamento com a SouthRock devido a falta de pagamento, o que resultou no fechamento de algumas lojas da cafeteria no país. No entanto, o grupo afirma que continua operando a marca no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A SouthRock continua operando a marca Starbucks no Brasil e está comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para desenvolver as marcas de seu portfólio no Brasil. Ajustes sobre licenças fazem parte do processo de Recuperação Judicial e são realizados diretamente com esses parceiros”, declarou a SouthRock em comunicado.

A Starbucks faliu?

Conforme o comunicado oficial da marca, após a pandemia de covid-19, somados os problemas de inflação “com permanência de taxas de juros elevadas”, os desafios afetaram as operações no Brasil. As dívidas giram em torno de R$ 1,8 bilhão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No pedido enviado à Justiça de São Paulo, a operadora ainda destaca que os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes. Isso do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcas do grupo SouthRock Capital (Foto: Reprodução, Diário do Nordeste)

Segundo o site Exame, apesar de o grupo SouthRock Capital não reconhecer a notificação da marca global e alegar rompimentos repentinos na comunicação entre as partes, a empresa pede que o uso da marca seja mantido durante stay period correspondente à recuperação judicial.

O processo não cita o Subway. A SouthRock diz que a marca não faz parte do pedido de recuperação judicial. “Por uma decisão de negócios, tomada em conjunto com os parceiros comerciais”. Declarou por fim.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile