Tudo sobre a falência devastadora de montadora tão popular quanto Chevrolet
Atualmente o mercado nacional é recheado de grandes montadoras internacionais, como Fiat, Chevrolet, Volkswagen, dentre outras. Mas, no passado, o país tinha a sua própria montadora 100% brasileira, a Gurgel Motores.
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A empresa acabou sendo fundada em 1969 por João Gurgel do Amaral em Rio Claro, no interior de São Paulo. Mas, em 1966 seu primeiro carro já havia sido apresentadora do mercado nacional durante uma passagem no Salão do Automóvel, e isso bem antes da concretização da montadora.
De acordo com informações do Auto Esporte, a marca se destacou pela produção de veículos com a carroceria feita de fibra de vibro e o design “quadradão” dos carros. Para completar o diferencial, os automóveis eram movidos somente a gasolina, eles eram contra a produção de automóveis a álcool.
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Vale destacar, que João Gurgel sempre buscou ser um homem a frente do seu tempo e por esse motivo, ele produziu veículos movidos a eletricidade. Nos 27 anos de existência, a empresa fabricou variados modelos de carros, além de protótipos.
E mesmo com o fim da empresa, os automóveis seguiram no coração dos brasileiros. Os carros mais famosos da montadora foram: Xavante, BR800, Ipanema, Bugato, Gurgel Tocantins, Gurgel Carajás, Gurgel Motomachine e Gurgel Supermini.
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Falência decadente
Bom, o fato é que a empresa chegou ao fim em 1993, quando estava em crise e entrou com pedido de recuperação judicial, conforme exposto pelo Auto Esporte, página da Globo.
Ainda tentando salvar sua empresa, Gurgel acabou pedindo um empréstimo de US$ 20 milhões, contudo, o alto valor acabou não sendo concedido. Assim, a empresa declarou falência em 1994, após ter vendido cerca de 40 mil carros e ter se tornado uma das principais montadoras que passaram no país.
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O que veio depois?
Após o fim da montadora, a fábrica ficou nas mãos de um escritório em São Paulo e depois de todas as tentativas de venda do terreno e com seus veículos abandonados, a Gurgel Motores foi leiloada em 2007, por cerca de 16 milhões.
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O dinheiro na ocasião serviu para que eles pagassem as dívidas trabalhistas, que chegaram a quase 20 milhões. Sendo assim, a montadora deixou um lastro de 280 milhões em dívidas.
O que você viu?
- A montadora foi fundada em 1969 por João Gurgel do Amaral em Rio Claro, no interior de São Paulo;
- Os carros mais famosos da montadora foram: Xavante, BR800, Ipanema, Bugato, Gurgel Tocantins, Gurgel Carajás, Gurgel Motomachine e Gurgel Supermini;
- A empresa chegou ao fim em 1993, quando estava em crise e entrou com pedido de recuperação judicial;
- A montadora deixou um lastro de 280 milhões em dívidas.
Considerações finais
Por fim, não podemos negar que a fabricante de automóveis brasileira Gurgel Motores talvez estivesse à frente do seu tempo e não tenha sido bem compreendida.
Com ideias arrojadas, a montadora nacional vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996. Sem dúvidas, se seguisse ativa, seria atualmente uma das maiores rivais de gigantes como a Chevrolet.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.