John Textor vive momentos de tensão ao correr risco de falência após acumulo de dívidas e outros pesadelos nessa reta final de 2024
Botafogo tem conseguido fazer de 2024 um ano completamente vitorioso. Além de emplacar uma sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro, garantido de longe a sua liderança nos jogos, o Glorioso também disputa a final da Conmebol Libertadores, cravando um marco histórico em sua trajetória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, a final da Liber está marcado para quarta-feira, 20 de de novembro, em jogo único. Assim, partida definirá quem será o vencedor da taça em 2024.
Contudo, apesar da positividade do gigante me alcançar a vitória, nos bastidores do time carioca, uma notícia vem deixado todos preocupados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, John Textor, dono do Botafogo, sofre com 3 derrocadas em véspera de decisão e vive terror de falência em 2024.
Problemas financeiros
Em suma, John Textor, milionário americano, fez altos investimentos na temporada de 2024 para garantir um elenco altamente qualificado no Botafogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O americano, inclusive, trouxe grandes nomes do mercado, fato esse que tem gerado resultado dentro de campo.
Mas apesar do acerto com o time carioca, o que Textor não contava era com o três baixas envolvendo sua empresa e um gigante do futebol.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, de acordo com apurações do time do TV FOCO, a partir de dados coletado no GE, o Lyon, clube francês que pertence a John Textor, vivencia uma situação financeira delicada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da liga de Futebol Profissional da França (LFP) determinou a proibição do Lyon de contratar na próxima janela de transferência, além de rebaixá-lo no fim da temporada do Campeonato Francês, caso o cenário financeiro não seja revertido.
Dívidas acumuladas
Portanto, a situação se dá devido um acumulo de dívidas da empresa de Textor, a Eagle Hoding, que detém o poder de todos os time do americano. No final da temporada de 23/24, a companhia somou 25,7 milhões de euros (R$ 157 milhões) em déficit.
Além disso, segundo a empresa da França, a rede de multiclubes totaliza 500 milhões de euros em dívidas, cerca de R$ 3 bilhões.
Portanto, para que as três derrocadas (dívidas, risco de rebaixamento e proibição de contratação) sejam revertidas, a empresa de John Textor terá que liberar cerca de 100 milhões de euros.
Os valores serviram como garantia até o fim da temporada, e assim não ver seu gigantes francês se afundar. Até o momento nenhuma quantia foi dada.
Botafogo é a esperança
A esperança de Textor, no entanto, em conseguir sair desse momento delicado, é garantindo que o Botafogo possa ser a sua ‘luz no fim do túnel’.
Em síntese, o Glorioso tem vivido grandes momentos em 2024, com a chance de conquistar a Libertadores, além da briga pelo título do Brasileirão.
Assim, somando a isso, a venda de jogadores prevista para janeiro pode gerar uma boa quantia, parte da qual poderá ser destinada ao Lyon e consequentemente, ajudando no pagamento da quantia exigida.
Vale lembrar que, em outras ocasiões, o clube francês já foi fundamental ao ajudar o Botafogo em momento de dificuldades financeiras.
Considerações finais
- Em suma, John Textor vive momento turbulento com o Lyon, um dos seus clubes;
- Portanto, o gigante vive terror de rebaixamento, proibição de contratações e acumulo de dívidas;
- Assim, a chance de rever esse cenário é com a ajuda de vitórias do Botafogo e venda de jogadores.
Confira mais notícias sobre o Botafogo CLICANDO AQUI
QUAL A PRÓXIMA PARTIDA DO BOTAFOGO?
O Botafogo retorna a campo no próximo dia 20 de novembro para enfrentar a equipe do Atlético Mineiro, há 10 dias da decisão da Libertadores entre as duas equipes.
Líder do Brasileirão, o Botafogo está há apenas 4 pontos de distância do Palmeiras faltando 5 rodadas e 15 pontos em disputa.