Adeus
Dívida de R$3BI e Banco Central: Falência de banco tão grande quanto Santander é confirmada
08/11/2024 às 20h48
Por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro, o Banco Central tem ciência de falência de gigante
Em abril de 2023, o Banco Central e todos os brasileiros ficaram sabendo da falência de um banco tão grande quanto Santander.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um dos maiores bancos dos Estados Unidos declarou falência em abril desse ano, desesperando a economia mundial.
Segundo especialistas do TV Foco com apurações e informações do portal O Antagonista, banco Republic First, com sede nos Estados Unidos, teve sua falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) é uma agência do governo dos Estados Unidos que garante os depósitos bancários. A FDIC é semelhante ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) do Brasil, pois protege os depósitos dos clientes em caso de falência do banco.
A falência do banco marcou o primeiro colapso bancário dos EUA no ano passado. A decisão foi justamente tomada pelo FDIC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco tinha aproximadamente 4 bilhões de dólares em depósitos e 6 bilhões em ativos até o final de janeiro, mas, a crise se aprofundou a partir da redução de depósitos e desvalorização das operações de empréstimos hipotecários.
Tudo isso a partir do aumento das taxas de juros.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
O Fulton Bank, que é outra instituição financeira, assumiu a maioria dos depósitos do Republic First. Além disso, as 32 filias da instituição financeira foram reabertas.
São elas:
- Pensilvânia
- Nova Jersey
- Nova York
A ideia dessa transição é conseguir salvar os interesses dos clientes e estabilizar o movimento bancários dos EUA, que viveu uma crise nos últimos anos.
Além disso, as transferências e mudanças de gestões foram vistas como positivas, com analisas dos setores bancários motivando o segmento bancário.
Conclusão final:
Portanto, de acordo com informações do O Antagonista, o Banco Central ficou ciente da falência do Banco Republic First, nos Estados Unidos.
O QUE FAZ O BANCO CENTRAL?
Portanto, o Banco Central do Brasil (BC) tem como objetivo garantir o poder de compra da moeda nacional, a estabilidade do sistema financeiro e o bem-estar econômico da sociedade. Para isso, o BC desempenha diversas funções, entre as quais:
- Gerenciar o meio circulante, ou seja, garantir o fornecimento adequado de dinheiro em espécie
- Além disso, emitir papel-moeda e moeda metálica
- Controlar o crédito e fiscalizar as instituições financeiras
- Além disso, autorizar o funcionamento das instituições financeiras
- Estabelecer as condições para o exercício de cargos de direção nas instituições financeiras
- Monitorar o mercado de crédito, incluindo as taxas de juros e os prazos dos financiamentos
- Além disso, orientar os bancos sobre os serviços que devem ser oferecidos, incluindo valores mínimos e máximos para tarifas bancárias
- Promover a formação de poupança
- Manter as reservas internacionais em nível adequado
Além disso, o BC utiliza a política monetária para alcançar seus objetivos, ou seja, para interferir no custo do dinheiro e na quantidade de dinheiro em circulação na economia. O Copom, órgão do BC, define a taxa básica de juros do país, a Selic.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]