Por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro, o Banco Central tem ciência de falência de gigante
Em abril de 2023, o Banco Central e todos os brasileiros ficaram sabendo da falência de um banco tão grande quanto Santander.
Acontece que um dos maiores bancos dos Estados Unidos declarou falência em abril desse ano, desesperando a economia mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo especialistas do TV Foco com apurações e informações do portal O Antagonista, banco Republic First, com sede nos Estados Unidos, teve sua falência decretada.
A FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) é uma agência do governo dos Estados Unidos que garante os depósitos bancários. A FDIC é semelhante ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) do Brasil, pois protege os depósitos dos clientes em caso de falência do banco.
A falência do banco marcou o primeiro colapso bancário dos EUA no ano passado. A decisão foi justamente tomada pelo FDIC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco tinha aproximadamente 4 bilhões de dólares em depósitos e 6 bilhões em ativos até o final de janeiro, mas, a crise se aprofundou a partir da redução de depósitos e desvalorização das operações de empréstimos hipotecários.
Tudo isso a partir do aumento das taxas de juros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei histórica do cartão de crédito, sancionada por Lula, salva milhares de trabalhadores em 2024
● Cartão de crédito com os dias contados: Presidente do Banco Central revela o futuro dos pagamentos em 2025
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
O Fulton Bank, que é outra instituição financeira, assumiu a maioria dos depósitos do Republic First. Além disso, as 32 filias da instituição financeira foram reabertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São elas:
- Pensilvânia
- Nova Jersey
- Nova York
A ideia dessa transição é conseguir salvar os interesses dos clientes e estabilizar o movimento bancários dos EUA, que viveu uma crise nos últimos anos.
Além disso, as transferências e mudanças de gestões foram vistas como positivas, com analisas dos setores bancários motivando o segmento bancário.
Conclusão final:
Portanto, de acordo com informações do O Antagonista, o Banco Central ficou ciente da falência do Banco Republic First, nos Estados Unidos.
O QUE FAZ O BANCO CENTRAL?
Portanto, o Banco Central do Brasil (BC) tem como objetivo garantir o poder de compra da moeda nacional, a estabilidade do sistema financeiro e o bem-estar econômico da sociedade. Para isso, o BC desempenha diversas funções, entre as quais:
- Gerenciar o meio circulante, ou seja, garantir o fornecimento adequado de dinheiro em espécie
- Além disso, emitir papel-moeda e moeda metálica
- Controlar o crédito e fiscalizar as instituições financeiras
- Além disso, autorizar o funcionamento das instituições financeiras
- Estabelecer as condições para o exercício de cargos de direção nas instituições financeiras
- Monitorar o mercado de crédito, incluindo as taxas de juros e os prazos dos financiamentos
- Além disso, orientar os bancos sobre os serviços que devem ser oferecidos, incluindo valores mínimos e máximos para tarifas bancárias
- Promover a formação de poupança
- Manter as reservas internacionais em nível adequado
Além disso, o BC utiliza a política monetária para alcançar seus objetivos, ou seja, para interferir no custo do dinheiro e na quantidade de dinheiro em circulação na economia. O Copom, órgão do BC, define a taxa básica de juros do país, a Selic.