Lojas Marisa enfrenta situação à beira da falência
A famosa rede varejista brasileira Lojas Marisa está enfrentando uma situação de crise financeira gravíssima com dívida milionária e inúmeras lojas encerrando as atividades.
No entanto, foram registrados entre o mês de março e abril, 25 lojas da empresa consideradas deficitárias foram fechadas, e foi estimado mais de 91 unidades que vão seguir o mesmo destino. Outras 26 serão encerradas ao longo de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o balanço do 1°trimestre, como forma de plano de recuperação, a companhia já confirmou que renegociou dívidas com 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis, já que a Marisa acumula aproximadamente uma dívida líquida R$461 milhões.
Portanto, como outras medidas da empresa tentar se reerguer em meio à essa situação que beira a falência, estão o cenário macroeconômico adverso, as importações ilegais sem a devida tributação e as elevadas taxas de juros.
“Estamos acompanhando de perto a evolução das iniciativas do governo federal para o setor de varejo no Brasil, que objetivam coibir a concorrência desleal e reestabelecer a isonomia tributária”, diz o comunicado assinado por João Pinheiro Nogueira Batista, diretor-presidente da Marisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a empresa afirmou que o melhor desempenho nas vendas em lojas físicas, com crescimento de 5% no faturamento, mesmo com fechamento de 14 lojas entre dezembro de 2022 e março de 2023, assim como também teve redução na operação do MBank, para R$ 137 milhões e queda de 12,9% na comparação anual.
Desse modo, a rede enfrentou queda de 32,5% no faturamento das vendas pelo canal digital, com receita bruta de R$ 43,1 milhões, entre os meses de janeiro e março deste ano, contra R$ 63,8 milhões do 1º trimestre de 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o total do prejuízo da empresa?
A Lojas Marisa totaliza o resultado final de um prejuízo líquido de R$ 148,9 milhões, um aumento de 64,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE