O adeus de instituição financeira gigante e tradicional no Brasil
A falência de uma instituição financeira sempre causa um enorme pânico. Afinal, quase todos dependem ou ainda vão precisar de uma dessas companhias para resolver coisas algum dia na vida.
Mas, como nem tudo são fores, nem todos os bancos conseguem escapar e permanecerem firmes diante um mercado tão competitivo e que tem levado milhares a falência. Inclusive, uma instituição se afundou por conta de dívida bilionária e adeus confirmado pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP), instituição do governo do estado do Paraná. A companhia tinha como principal objetivo desenvolver a economia do estado, segundo o Wikipédia. Vale lembrar que, a instituição foi criada em 1968 com a reformulação da antiga CODEPAR.
Porém, em 1991, o Banco Central bateu o martelo e decretou a liquidação extrajudicial do BADEP, convertida em liquidação ordinária no ano de 1993. Vale destacar que, uma das condições determinadas tratava-se da quitação da dívida com o próprio BACEN.
A instituição ainda possuía uma dívida de R$ 2,1 bilhões, acumulada com o BNDES nos anos 80, o que provocou o impedimento de empréstimos nacionais e internacionais negociados pelo governo do Paraná, de acordo com a mesma fonte.
Devido à Lei 18.929, de 2016, o Estado do Paraná conseguiu suceder o BADEP a partir da Assembleia Geral que determinar a sua extinção.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, no dia (30) de julho de 2018, a Assembleia Geral permitiu a extinção do BADEP. Já em (05) de setembro de 2019, o Bacen aprovou o pedido de cancelamento da autorização para o funcionamento do banco, depois de 24 anos de liquidação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Banco Central foi fundado?
Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 cria o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN).