Maior rede de supermercados, rival do Assaí e presente em grande parte do Brasil, passa por cenário crítico em meio à fechamento de unidades e recuperação judicial
Ainda em março de 2024, uma grande rede de supermercados e vista como uma das maiores rivais do Assaí, passou a vivenciar um dos seus momentos mais conturbados, em meio a uma dívida na casa de R$1 bilhão e centenas de lojas fechadas.
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Estamos falando do Supermercado Dia, rede espanhola que chegou em nosso país no ano de 2001 e desde então dominou muitos bairros brasileiros e ganhou fama entre consumidores pelos seus preços extremamente acessíveis e ofertas vantajosas.
De acordo com o portal MP Money, no dia 21 de março, a varejista anunciou oficialmente a decisão de solicitar pela sua recuperação judicial no Brasil, citando resultados consistentemente desfavoráveis como principal justificativa.
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Fechamentos, dívidas e decisão tomada
Vale destacar que esse anúncio foi feito uma semana após a rede anunciar o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil. Segundo o portal CNN, a dívida descrita no pedido de recuperação judicial soma R$ 1,1 bilhão.
A varejista afirmou por meio de uma nota na época que a crise é resultado de uma série de problemas que se acumulam desde 2021:
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- Inflação de alimentos;
- Forte concorrência do “atacarejo” como o mencionado Assaí
- Guerra de preços para atrair clientes.
Segundo o portal Exame, a empresa decidiu naquele momento permanecer apenas em São Paulo, encerrando assim sua presença no restante do país após dominar esses espaços por aproximadamente 23 anos.
Sofrendo com sucessivos prejuízos, desde a sua chegada, o Dia passou a contar com um amplo plano de reestruturação cujo qual deve manter apenas 244 lojas em São Paulo, onde está concentrada sua maior operação.
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Ao longo dos anos, o negócio acumulou o que chamamos de “queima de caixa”. No ano de 2023, o prejuízo foi de 154 milhões de euros, com um fluxo de caixa livre negativo em 37 milhões de euros.
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Inclusive, houve boatos quanto a uma possível venda da operação brasileira. Fora isso, o Dia anunciou a chegada de Sébastien Durchon como CFO no país, que aliás chegou a ser CFO do Carrefour Brasil.
Manifestação:
Por meio de uma nota, publicada na semana anterior à decisão tomada acima, o grupo afirmou que: “Fará a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para o Dia Brasil”. Agora as 244 lojas restantes se concentram especialmente na:
- Capital de São Paulo;
- Algumas cidades da Região Metropolitana de São Paulo
- E no litoral, em Santos.
Porém vale dizer que quase 50% delas se tratavam de franquias. Inclusive, para manter as lojas ativas, o centro de distribuição localizado em Osasco permaneceu operando normalmente.
Também continuaram ativos, o programa de fidelidade Clube Dia e a venda de produtos de marca própria, uma característica muito forte da rede espanhola:
“O grupo vai ajustar seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e redução de custos” – Disse o Grupo Dia na época.
Esse plano, aprovado pelo conselho em administração, visou destinar recursos para Espanha e Argentina, mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo e nos quais a companhia tem uma posição relevante com sua estratégia de mercados de proximidade.
Vale salientar que essa medida se assemelha bastante com a situação do Carrefour, que também de forma recente, decidiu fechar algumas lojas deficitárias e substituir por outras bandeiras da rede, como podem ver por meio deste link*
Qual foi a última decisão final do Grupo Dia?
Apesar dos esforços em tentar se manter no país, o Grupo Dia anunciou no dia 31 de maio de 2024, venda de 100% dos seus negócios no Brasil. Mas calma, apesar da despedida ter partido do grupo, a sua marca e lojas se mantêm abertas e continuam ativas.
Fora isso, as lojas estão sob responsabilidade da gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, que pertence ao Banco Master, cujo qual comprou a rede de supermercados pelo preço simbólico de 100 euros, o equivalente a R$ 569,00.
A empresa espanhola se comprometeu a transferir 39 milhões de euros para sua unidade brasileira antes da venda e o negócio fez com que o Dia registrasse um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros em seu balanço, conforme um documento divulgado na época.
Como mencionamos acima, o Dia vendeu seus ativos para reduzir sua dívida financeira líquida. Segundo o Grupo Dia no Brasil, suas operações em São Paulo empregam mais de 2.500 trabalhadores.
Importância do mercado O Dia:
Como mencionamos, o Dia é uma rede de supermercados originada na Espanha e se consolidou como um mercado de bairro, ou seja, a localização do mesmo costuma ser bem próximos das áreas residenciais, o que chamamos de mercadinho de bairro.
Desde então ele está sempre buscando oferecer aos consumidores soluções para as suas necessidades de alimentação e produtos de grande consumo partindo de um compromisso focado na qualidade e preço baixo.
Foi assim que o DIA se transformou no endereço certo para quem deseja fazer economia sem abrir mão da qualidade.