Churrascaria gigantesca no Rio tem falência decretada após 42 anos
Todo mundo sabe que cuidar de um negócio não é algo fácil, isso porque muitos fatores podem levar uma empresa a fechar as portas. As dívidas são um dos principais fatores que levam ao fim de um empreendimento. Como foi o caso de uma mega churrascaria do Rio de Janeiro que acabou sucumbindo a crise e chegou ao fim após 42 anos de atividades. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
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A Churrascaria Porcão, conhecida por ofertar uma excelente e variada linha de comidas, com ambiente agradável e acolhedor, se tornou um grande ponto na cidade, conquistando o paladar de clientes locais e visitantes. No entanto, os desafios financeiros insuperáveis, na casa dos milhões, levaram o local a falência, fechando de vez as suas portas em 2017.
O juiz em exercício, na época, na 7ª Vara Empresarial do Rio, Paulo Assed Estefan, decretou a falência da unidade da rede de churrascaria Porcão em fevereiro de 2017. Dessa forma, em sua decisão, foi cravada a dívida de R$ 4,8 milhões. A ação foi sugerida pela empresa Hard Rock Café, que na época cobrava do Porcão o pagamento de R$ 682 mil em débitos.
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Vale dizer que o valor foi repactuado entre as duas empresas a partir de uma dívida de R$ 4,8 milhões. Entretanto, devido à falta de cumprimento do pagamento do Porcão, a falência foi decretada. Na decisão, o juiz considerou “legítima” a alegação do Hard Rock de “impontualidade no pagamento” e usou como base a Lei de Falências.
“A Lei 11.101/2005 trouxe como inovação para fundamentação do pedido falimentar a mera impontualidade quanto ao pagamento de crédito superior a 40 salários mínimos”. Contudo, os R$ 682 mil ainda tinham renegociado entre as empresas, de uma dívida total que era bem maior, de R$ 4,8 milhões. Além disso, o juiz determinou também o lacre do estabelecimento comercial da empresa falida.
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Outras unidades do Porcão foram afetadas?
Vale dizer que a falência da franquia da churrascaria Porcão no Rio de Janeiro não afetou a unidade de Belo Horizonte. Garantiu o Grupo Meet que administrava a casa no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul da capital, que inclusive é a única casa restante no país. Além disso, para atrair clientes cariocas, descontos generosos foram preparados na época.
“Diretamente isso não nos afeta, porque a gente é blindado. Não temos sociedade com o grupo, somos franqueados, somos outro CNPJ usando a marca. Se uma churrascaria fechou, a outra não tem nada a ver com isso, não temos que pagar”, esclareceu o presidente do Grupo Meet, Fernando Júnior, para o jornal O tempo.
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Como funciona uma franquia?
Franquia é uma estratégia onde o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços, de forma licenciada. O franqueador é o dono da marca, como, por exemplo, o dono do McDonald’s, sendo assim, o franqueado é quem adquire o direito de usar a marca como um todo, respeitando às condições e leis estabelecidas.
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