As equipes amadas e gigantes não resistiram e foram ao fundo do poço
É inegável que o futebol é um dos setores que mais movimenta dinheiro no mundo. Salários astronômicos, premiações milionárias e verdadeiros impérios, são realidades vivadas pelos grandes clubes.
Todavia, como nem tudo são flores, o destino de algumas equipes não é a melhor possível, como é o caso de uma parcela sucinta que foi do auge à falência por conta de dívidas milionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tradição do Brasil, conhecido por muitos como o país do futebol, não é a mesma de outros locais. O futebol italiano, por exemplo, possui uma bagagem com diversas falências de equipes.
Para se ter uma breve noção da situação no país, o Globo Esporte, da Globo, destacou que 7 dos 20 times de futebol que disputam a 1ª divisão italiana na temporada de 2022, já faliram pelo menos 1 vez desde a década de 1990.
Catania
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tido como um dos times mais tradicionais da Itália, a equipe teve a falência decretada em 2021. Com uma dívida de 56 milhões de euros, o equivalente a R$ 301,6 milhões na cotação atual, o clube viu ser recusado seu plano de recuperação e precisará recomeçar do zero.
Diante a situação, a equipe de futebol foi excluído da terceira divisão do campeonato nacional após ter sua falência decreta por um Tribunal da cidade, devido às dívidas gigantescas acumuladas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiorentina
No ano de 2002, a Fiorentina decretou falência devido a uma dívida gigante. A crise era tanta que a equipe não tinha nem condições de pagar os salários de funcionários e jogadores. O clube recomeçou sua história na quarta divisão do futebol italiano.
Napoli
Um dos times tradicionais do futebol da Itália, o Napoli teve a falência decretada no dia (02) de agosto de 2004, após não conseguir a licença para disputar a Série B italiana, visto que possuía dívidas acumuladas de 70 milhões de euros.
A Justiça italiana permitiu que a equipe seguisse existindo somente se fosse arrematada por alguém que garantisse o pagamento dos débitos e refundasse o clube com outro nome. Assim, surgiu o empresário Aurelio De Laurentiis, que comprou a equipe e mudou o nome para Napoli Soccer.
O retorno do time de futebol às glórias foi dura e tortuosa, mas, graças ao trabalho incansável de todos, o time deu a volta por cima e voltou a brilhar no futebol.
Qual o maior time do Brasil?
Atualmente, nenhum clube tem mais títulos nacionais que o Palmeiras. No total, são 15 conquistas desse tipo, incluindo seis Brasileiros e quatro edições da Copa do Brasil.