A montadora não conseguiu suportar a forte concorrência e deu adeus definitivamente do mercado
Manter uma grande empresa no Brasil, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar ao fracasso. Inclusive, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis.
Em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada montadora quer mostrar sua força e garantir o queridismo, as empresas precisam apresentar inovações, preços que caibam em todos os bolsos e modelos atraentes. Mas, infelizmente, uma famosa montadora de carros brasileira não conseguiu penetrar como gostaria no mercado.
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A Gurgel, talvez a marca brasileira de maior sucesso, foi uma famosa empresa que nasceu no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com uma visão de futuro, a marca produziu ainda na década de 1980, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.
O veículo se trata de nada menos que o primeiro carro elétrico produzido no Brasil. Antes disso, a empresa apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, muito antes de ser uma demanda mundial.
Com ideias inovadoras, a montadora ficou bastante conhecida pelos carros construídos em fibra de vidro e pelo lançamento do BR800 em 1988, compacto interessante para os grandes centros.
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A Gurgel faliu?
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A montadora ainda fez uma série de lançamentos, mas, na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, fazendo os carros da Gurgel concorrerem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
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Outro ponto que vale a pena ser destacado é que, o mercado de importados trouxe outras soluções consideradas mais atrativas. Esses e outros fatores fizeram a empresa gigante falir em 1994, com um processo que se alongou até 1996.