Do fracasso ao sucesso. Confira 5 autores que já salvaram a audiência das novelas

30/08/2015 às 15h52

Por: Maurício Freitas
Imagem PreCarregada
Globo aposta alto em João Emanuel Carneiro (Foto:Divulgação)
Globo aposta alto em João Emanuel Carneiro (Foto:Divulgação)

Globo aposta alto em João Emanuel Carneiro (Foto:Divulgação)9

Amanhã estreia a novela “A Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro, que já começa com duas missões, aumentar a audiência do horário e superar a expectativa do público, que espera uma história tão envolvente quanto seu último sucesso, “Avenida Brasil”. Não é a primeira vez que um autor tem a tarefa de salvar a audiência de uma faixa de novelas, por isso o TV Foco listou 5 autores que deram a volta por cima e fizeram suas respectivas emissoras respirarem aliviada após forte rejeição do público. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vívian de Oliveira

Vivian de Oliveira é conhecida por adaptar textos bíblicos (Divulgação/R7)

Vivian de Oliveira é conhecida por adaptar textos bíblicos
(Divulgação/R7)

No ar atualmente com “Os Dez Mandamentos”, a autora fez um verdadeiro milagre ao pegar uma história da bíblia e esticar para cerca de 170 capítulos. Para isso, Vívian criou novos personagens, inventou histórias paralelas e com isso tem conseguido conquistar o público. A autora fez a audiência das novelas triplicar, e fez números que há anos marcavam em torno de 5 pontos crescer para mais de 15, um verdadeiro sucesso que hoje recebe o título de maior audiência fora da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco (Foto: Divulgação)

Walcyr Carrasco (Foto: Divulgação)

Em 2005, a Globo enfrentava uma situação nem um pouco confortável, a novela “Como uma Onda” quebrou o ritmo de boa audiência que o horário das 18h vinha marcando com “Chocolate com Pimenta” e “Cabocla”, e ficou abaixo da meta que na época era de 30 pontos. Com a faixa das seis prejudicada, Walcyr escreveu “Alma Gêmea” que até hoje é considerada um dos maiores sucesso não só do horário,  mas também da Globo. A novela fechou com 39 pontos de média geral, 9 a mais que a meta, e 11 a mais que a antecessora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Íris Abravanel

Íris Abravanel (Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)

Íris Abravanel
(Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)

O SBT vivia momentos difíceis com sua teledramaturgia. Nada que a emissora colocava no ar dava certo, Íris escrevia novelas que não tinha repercussão e muito menos audiência. Foi quando a emissora resolveu apostar no gênero infantil, e a mulher de Silvio escreveu o remake de “Carrossel”. A audiência superou até os mais otimistas e fez a audiência mais que dobrar, a trama alcançava mais de 12 pontos e chegava na barreira dos 15 com certa facilidade, se tornando um fenômeno comercial. Atualmente a novela está sendo reprisada e por vezes alcança números maiores que a exibição original.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manoel Carlos

Manoel Carlos é autor de "Em Família"

Manoel Carlos é autor de “Em Família”

O horário das nove que era apelidado de novelas das oito, já passou por momentos ruins. Em 2002, a Globo esperava ansiosamente pelo fim de “Esperança”, que marcava números bem diferentes dos que era comum naquela faixa. Na época, a trama fechou com apenas 38 pontos e não manteve os bons índices do fenômeno “O Clone” que antecedeu o fracasso. Foi quando Manoel Carlos conseguiu inverter a situação com “Mulheres Apaixonadas” que subiu os números para 47 de média geral e mais de 60 no capítulo final.

João Emanuel Carneiro

João Emanuel Carneiro (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

João Emanuel Carneiro
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Considerado por muitos como melhor autor da atualidade, JEC enfrentará a partir de amanhã situação semelhante ao que passou em 2006, quando pegou a faixa das sete prejudicada pelo fiasco que foi “Bang Bang”. O autor teve grande habilidade ao reverter os números com “Cobras e Lagartos” que cresceu 11 pontos a mais que a antecessora e fechou com 38 pontos de média geral, e quase alcançou 50 pontos nos capítulos finais. Agora resta saber se JEC terá a mesma habilidade e fazer a Globo sorrir novamente na faixa das nove ao lançar para o público “A Regra do Jogo”.

A Regra do Jogo
babilônia
Carrossel
Íris Abravanel
João Emanuel Carneiro
Manoel Carlos
mulheres apaixonadas
noticias da tv
Os Dez Mandamentos
vivian de oliveira
Walcyr Carrasco
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.