Do goleiro Bruno à Carne Fraca, entenda soberania do “Fantástico”
19/03/2017 às 18h10
Conhecido por seus furos de reportagens, quadros, séries e matérias jornalísticas de primeira linha, o “Fantástico” da Globo deu uma decaída nos últimos anos, passando, inclusive, por uma grande reformulação em 2014. Entretanto, apesar de não manter a mesma qualidade de seus tempos áureos de conteúdo, o Show da Vida continua na liderança entre os programas dominicais brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atração concorrente que ainda tentou tomar a posição do global, por suas características semelhantes, foi o “Domingo Espetacular” da Record. Todavia, o programa da emissora da Barra Funda passou a perder cada vez mais credibilidade e deixou de atrair o telespectador com suas matérias atacando desafetos do dono Edir Macedo e do canal, longas reportagens sensacionalistas da vida de artistas (especialmente da Globo) e seu eterno quadro de mitos ou verdades.
LEIA MAIS: Cheia de lutas e efeitos, “O Rico e Lázaro” tem estreia grandiosa na Record
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como forma de contextualizar o tema desta coluna, vale ressaltar as principais atrações dos dois programas para este domingo (19). O “Espetacular” mostrará em grande reportagem (no sentido da duração) a luta do ator Roberto Bonfim contra a obesidade; exibirá gafes em transmissões ao vivo da televisão mundial; contará ainda a história de um grupo de voluntários, conhecidos como do bem, que enfrentam a missão corajosa de levar solidariedade aos presídios brasileiros e também poderá levar ao público de casa nova edição do quadro mitos ou verdades.
O “Fantástico”, por sua vez, tem como atrações para este domingo (19): segundo episódio da série “Quem Sou Eu?”, o qual mostrará os primeiros passos da transição dos transgêneros, os perigos da automedicação e a luta contra o preconceito; o quadro “Olha Quem Fala”, que mostrará os participantes tentando vencer a timidez por meio do improviso; haverá a exibição de uma entrevista com o diretor do Boa Esporte, time de futebol que contratou o goleiro Bruno (ex-Flamengo); o programa vai contar ainda a história das mulheres que fugiram da Dinamarca com os filhos e uma entrevista exclusiva com o fiscal que denunciou o esquema que resultou na Operação Carne Fraca da Polícia Federal – assunto mais debatido no país esta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avaliando as pautas, nota-se o quão soberano é o conteúdo do dominical da Globo, com pautas pertinentes, atuais e exclusivas. Apesar do declínio inegável dos últimos anos, nenhuma outra emissora aberta (“Domingo Espetacular” foi usado por ser o mais próximo dos moldes do “Fantástico”) conseguiu produzir algo à altura do Show da Vida para tentar barrá-lo nos confrontos de domingo.
Nesse sentido, espera-se que as emissoras abertas pelo menos se esforcem para produzirem programas aceitáveis, com conteúdos (jornalísticos ou não) que não se resumam a matérias sensacionalistas e que atendam à necessidade de qualidade que os telespectadores brasileiros tanto merecem.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Críticas e/ou sugestões? Contato: [email protected] | @Ligado_na_TV
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])