ALERTA
Dano irreversível aos olhos, doença fatal e doce com metal: ANVISA faz 3 proibições urgentes em 2024
08/05/2024 às 11h07
A Vigilância Sanitária fez 3 proibições urgentes contra 3 produtos muito amados no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabou fazendo uma proibição urgente no mês de fevereiro de 2024 contra 3 produtos muito usado pelos brasileiros por uma série de motivos. Como: dano irreversível para os olhos, doença fatal e doce com metal, e choca a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta sobre colas:
Em relação ao dano irreversível para os olhos, a Anvisa acabou emitindo um alerta urgente destacando os perigos do uso de colas instantâneas para procedimentos de beleza, como colagem de cílios e unhas postiços. O órgão federal recebeu relatos de pessoas com reações alérgicas, irritação e ardência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do UOL, essas pessoas usaram colas que não são regularizadas para fins cosméticos. A recomendação da agência é a suspensão imediata do uso desses produtos em procedimentos de beleza. Vale lembrar que o uso de colas das marcas Super Bonder, TekBond e Three Bond não é recomendado.
De acordo com o alerta da Anvisa, esses produtos são originalmente destinados a aplicações não cosméticas, como fixação de materiais de construção, e não são testadas para segurança ou eficácia para uso em contato com a pele, unhas ou olhos. Assim, o alerta vai tanto para os consumidores, quanto para os profissionais de beleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta sobre repelentes:
Além disso, ainda no mês de fevereiro, a Anvisa mostrou que estava ciente da alta procura da população em relação aos famosos repelentes. Com o crescimento no número de casos da dengue, muitas pessoas começaram a comprar o produto achando que estariam protegidos da picada do mosquito Aedes aegypti.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1
Diante dessa situação, a Anvisa, segundo informou o portal da CNN Brasil, emitiu uma recomendação, para o combate ao mosquito da dengue, o uso de repelentes regularizados pela agência que contenham alguma das três substâncias a seguir:
- IR3535, presente em repelentes da Merck;
- DEET (N-N-dietilmetatoluamida), presente em repelentes como Off;
- Icaridina, presente em repelentes como Exposis.
A Anvisa reforça que os pais devem seguir orientação médica para aplicar repelentes em crianças com menos de dois anos. A partir desta idade até os 12 anos, a agência recomenda o uso de repelentes contendo Icaridina ou DEET com concentrações de até 10% no máximo três vezes ao dia.
Além disso, a Anvisa também aponta que podem ser utilizados para se combater o mosquito da dengue os repelentes saneantes – os produtos para uso no ambiente. Entre os compostos indicados, está o óleo de neem, que possui a substância azadiractina. O uso é aprovado em inseticidas, mas o produto deve estar registrado.
Proibição contra doce:
Ainda no mês de fevereiro deste ano, a Anvisa informou através da publicação da resolução n° 465, de 2 de fevereiro de 2024 sobre a interdição cautelar do lote nº 03/09/25 do produto Doce de Cidra Ralada, marca Tatitania, fabricado pela empresa Doces Tatitania.
Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cobre, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 993.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
Pronunciamento:
Situação atual:
Também não encontramos nenhuma resposta a respeito deste assunto. Mas, buscando o produto na internet é possível encontrá-lo de forma muito fácil disponível em várias lojas virtuais.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.