Documento vazado diz que editor chefe do Jornal Hoje fez ameaça para jornalistas da Globo
Na semana passada, começou a circular um documento confidencial que aparentemente era assinado pelo editor-chefe do Jornal Hoje – Claudio Marques. Repassado por grupos de WhatsApp e redes sociais, o tal registro dizia que a Globo terua uma cartilha sobre a cobertura da pandemia a ser seguida.
Quem descumprisse a suposta ordem, sofreria com medidas cabíveis. Uma das orientações que chamou a atenção nessa cartilha era a oderm de “não dar espaço para autoridades, servidores ou pesquisadores que defendam a política de combate à Covid-19 implementada pelo governo bolsonarista”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo tomou conhecimento da circulação do documento e fez questão de esclarecer que ele era falso. “É falso o documento supostamente vazado que está sendo compartilhado nas redes sociais com o que seriam recomendações de pauta sobre a Covid-19 assinadas pelo editor-chefe do Jornal Hoje, Claudio Marques”, disse a emissora em nota.
O falso registro ganhou força entre pessoas que apoiam o Governo Bolsonaro e como Maju é o nome principal do Jornal Hoje, ela sofreu com falatórios. Foi repassado entre eles que a tal cartilha teria sido vazado por um funcionário demitido da platinada. No final do documento sem credibilidade continha uma ameaça do diretor para aqueles que não cumprissem o que foi exigido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esta diretoria acompanhará os respectivos editores, apresentadores e jornalistas com vista ao fiel cumprimento desta pauta e adotará, no caso de descumprimento, as medidas cabíveis”, dizia parte do trecho.
Não é o primeiro caso de notícia falsa que a Globo está lidando e em relação a isso, a emissora garantiu que vai trabalhar para que a verdade prevaleça. “A Globo continuará vigilante e atuará de pronto na prevenção e em reação às denúncias de campanhas veiculadas em sites que disseminam desinformação, como sempre fez, e reafirma o seu compromisso com informação correta e com o seu público”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE