A autarquia bateu o martelo e determinou a proibição de marca de sal famosa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, controlando a parte sanitária da produção e consumo de produtos e serviços.
Por conta disso, a autarquia possui a liberdade de entrar em cena e fazer algumas proibições. Dessa vez, por exemplo, sobrou para uma marca de SAL. As informações são da ‘Vigilância Sanitária de Santa Catarina’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 4.215, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2023, D.O.U. de 06/11/2023, a ANVISA decretou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação e uso do Sal Rosa do Himalaia Moído e Iodado, marca Kodilar. Além disso, foi determinado o recolhimento do lote nº 777.10 do produto.
Vale lembrar que o item consumido e apreciado por todos os brasileiros foi fabricado pela empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, a proibição recebeu motivação de um Laudo de Análise Fiscal Definitivo do Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado nenhum pouco agradável para o teor de iodo, que foi menor que o limite.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTANTE: É importante levar em consideração que a proibição não é contra a Kodilac em si, mas sim uma outra fabricante de sal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o risco da falta de iodo?
É importante frisar que o iodo no sal possui sua finalidade, já que a falta do mesmo pode ser um fator contribuinte para a chegada de uma enfermidade, o bócio, doença provocada pela deficiência do elemento no organismo.
No entanto, a quantidade de adição do nutriente tem sido revista ao longo dos anos em virtude das mudanças no padrão de alimentação dos brasileiros, pois o excesso também traz danos.