Saiba tudo sobre a doença que concede aposentadoria no INSS em 2024
Quando falamos sobre a aposentadoria do INSS, a regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para quem não sabe, uma doença muito comum concede a aposentadoria imediata neste ano de 2024 e vocês saberão de todos os detalhes agora.
De acordo com informações do portal Migalhas, a fibromialgia é uma condição médica que causa dores musculares e articulares em diferentes partes do corpo, muitas vezes acompanhadas de fadiga e distúrbios do sono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, vamos falar um pouco sobre essa condição. O fato é que, para quem não sabe, em alguns casos, quem sofre de fibromialgia pode aposentar, se as limitações causadas pela condição impactarem significativamente a capacidade de trabalho.
Assim, para poder contar com benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, existem alguns requisitos do INSS que são importantes que sejam atendidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, todos precisam saber que, para a autarquia, é preciso provar que você é acometido pela doença, ou seja, é preciso de um diagnóstico médico detalhado. Então, peça ao médico um relatório com sintomas, resultados de exames e tratamentos.
Então, ao preencher os formulários do INSS, tenha clareza e incluia toda documentação necessária, assim o INSS reconhecerá e você poderá ter direito ao benefício adequado a sua condição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem Fibromialgia pode ter direito ao auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Para quem nunca contribuiu para o INSS, se tiver em estado de pobreza, terá direito ao BPC ao Deficiente. Afinal, se você sofre com fibromialgia e enfrenta dificuldades financeiras, pode ter direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS.
Fibromialgia tem cura?
Estudos mostram que embora ainda não haja cura para a fibromialgia é possível controle com a prática de exercícios físicos, preferencialmente atividades aeróbicas, como andar e nadar.
Dito isso, confira a seguir o como solicitar benefícios ao INSS devido à fibromialgia:
- Acesso ao “Meu INSS”: Faça login no portal “Meu INSS” através do site ou aplicativo.
- Reúna documentação: Tenha em mãos seus documentos pessoais, laudos médicos e exames relacionados à fibromialgia.
- Agendamento online.
- Envio de documentos.
- Acompanhamento online: Monitore o andamento do seu pedido e, se necessário, forneça informações adicionais pelo “Meu INSS”.
Recorrer se necessário.