O QUE ROLOU?!
Doença incurável: Anvisa decreta proibição de produto nº1 das idosas 60+ e retira das lojas imediatamente
26/07/2024 às 9h20
Produto muito usado em sua maioria por mulheres acima dos 60 acaba de tomar uma proibição da ANVISA após o mesmo apresentar sérios riscos de complicações
Como até já mencionamos anteriormente, muitas mulheres quando atingem a melhor idade (principalmente na casa dos 60) fazem de tudo para retardar o envelhecimento ou ajudar a melhorar alguns pontos de saúde. Inclusive o consumo de alguns produtos, como suplementos, fazem parte desse processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, um dos suplementos mais procurados do segmento são os que prometem a reposição de colágeno, substância extremamente necessária para a pele, cabelo e principalmente, ossos. Inclusive, o colágeno em cápsulas, misturas em pó e até em forma de balinhas são facilmente encontradas online e em lojas de produtos naturais pelo Brasil.
Até por conta dessa procura demasiada, a ANVISA fica sempre em alerta para possíveis irregularidades nesses produtos a fim de evitar que consumidores prejudiquem ainda mais a saúde quando a busca é justamente o contrário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, no último dia 15 de julho, a autarquia através da RESOLUÇÃO Nº 2.568, devidamente publicada no Diário Oficial da União, baixou uma proibição contra alguns lotes desse tipo de produto. A marca afetada foi a Elnatus, cuja responsabilidade é da empresa ELNATUS COMERCIO DE SUPLEMENTOS E PRODUTOS ALIMENTICIOS LTDA.
A empresa se tornou uma das referências em suplementos alimentares apesar de estar no mercado desde o ano de 2021, é uma marca bem famosa entre consumidores do segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alto risco
Os lotes atingidos conforme a resolução da ANVISA foram:
- SUPLEMENTO ALIMENTAR COLAGENO C2 PREMIUM MARCA ELNATUS (TODOS)
- SUPLEMENTO ALIMENTAR FEROMAX PREMIUM MARCA ELNATUS (TODOS)
- SUPLEMENTO ALIMENTAR ORA PRO NOBIS MARCA ELNATUS (TODOS)
- SUPLEMENTO ALIMENTAR ORIGINAL HEALTH MARCA ELNATUS (TODOS)
A motivação para essa proibição, foi que a autarquia alegou que esses mesmos produtos possuíam origem desconhecida no site oficial da empresa. Fora isso, a mesma propagava indicações terapêuticas para doenças graves e algumas até mesmo o controle de doenças incuráveis como a diabetes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
● Vômitos e risco fatal: Decreto da ANVISA proíbe marca de sal, manteiga e +1 queridinho das donas de casa
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
Fora isso, ela ainda prometia controlar também a:
- Artrite;
- Artrose;
- Fibromialgia;
- Dores nas articulações e ossos;
- Colesterol
Como até já mencionamos algumas vezes, essa prática envolvendo “soluções terapêuticas” não é autorizada sem a devida aprovação da ANVISA. Fora isso, esse tipo de denominação não é permitido também em alimentos e suplementos com constituintes não autorizados como o Ora-Pro Nóbis.
Vale destacar que o consumo desse tipo de produto, não apenas não fornece garantias reais de eficácia como podem piorar ainda mais o quadro de saúde de quem o consome.
Inclusive a recomendação em casos de doenças como a diabetes (por exemplo) é JAMAIS iniciar tratamentos, seja ele qual for, sem a devida orientação médica.
Afinal de contas, de acordo com o profissional Dr. André Vianna, suplementos de procedência desconhecida podem conter açúcar adicionado, o que pode dificultar ainda mais o controle da glicose no sangue para quem tem diabetes.
Outra questão importante é que o corpo pode não conseguir absorver todas essas vitaminas extras de forma eficaz.
Manifestações e situação atual
Ao procurar manifestações ou notas oficiais da empresa mencionada a respeito do ocorrido, as mesmas não foram encontradas, porém o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
Porém o site da empresa e demais produtos da mesma continuam em plena atividade, levando a crer que apenas os lotes dos produtos mencionados foram de fato atingidos.
Apesar de não ter muitas informações da empresa nos principais meios de informação veiculados, através do portal da transparência dá para constatar que a situação da empresa é regular desde 2021.
Inclusive em seu site oficial, existem vários depoimentos positivos quanto ao consumo dos seus produtos, embora esses mesmos produtos sejam encontrados SOMENTE em seu site oficial.
Quando os suplementos alimentares foram inventados?
Segundo o portal SBC, o conceito de suplementos alimentares começou a ser desenvolvido há cerca de cem anos quando Gowland Hopkins descreveu fatores alimentares acessórios como necessários ao crescimento e que deveriam ser adicionados ao que era considerado vital para se evitar algumas doenças.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.