Produtos populares entre idosos é proibido urgentemente por decreto da Anvisa
Idosos se despedem de produtos muito populares após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibir e retirar medicamentos com propaganda enganosa do mercado.
Portanto, de acordo com o portal Consultas, o órgão publicou uma medida cautelar no dia 26 de abril contra os Suplementos Alimentares em pó das marcas Hipocarb e Megacare, fabricados pela empresa Eremix Indústria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, os fiscais da Anvisa identificaram a realizações de indicações, alegações funcionais e de saúde não aprovadas e enganosas, em propagandas dos produtos.
Frases como “para um maior aporte proteico ou energético de adultos e idosos diabéticos. Pode ser usado para suplementação de pacientes oncológicos e imunossupressores” e “para pessoas com síndrome do intestino irritado e doença de Crohn”, foram encontradas no site da empresa.
Desse modo, a propaganda indevida que indicava os produtos como resoluções para doenças sem cura, como o Diabete, foram notificadas pela vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Vale ressaltar que segundo o Código de Defesa do Consumidor, a iniciativa de propaganda enganosa prevê a detenção de 2 a 6 anos e multa, dependendo do caso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Essa medida é muito usada por empresas fraudulentas como estratégia de marketing, com o intuito de induzir o consumidor a tomar decisões baseadas em informações falsas ou manipuladoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, se a questão não for resolvida diretamente com o fornecedor, o consumidor deve registrar uma denúncia junto ao Procon da cidade ou Estado ou na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.