João Gordo, um dos maiores nomes do underground brasileiro que fez sucesso na MTV, hoje está com novos projetos e bem longe das telinhas
João Francisco Benedan, mais conhecido como João Gordo, é um dos pioneiros do Punk Rock nacional, sendo músico, repórter e apresentador. Fora isso ele é fundador e líder da banda Ratos de Porão.
Nascido em 13 de março de 1964, em São Paulo, o roqueiro foi criado no bairro do Tucuruvi. Chegou a se formar torneiro mecânico e quase foi aprovado para a Academia de Polícia Militar Barro Branco, mas foi reprovado no teste físico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, foi na década de 80 que ganhou notoriedade com o surgimento da cena punk paulistana, ao lado de nomes do underground como Clemente, do Inocentes, e Redson, do Cólera. Na época, o movimento punk sofria duras críticas da sociedade devido a forma como se vestiam e se comportavam.
A sua popularidade entre os jovens roqueiros dos anos 90 lhe renderam uma vaga na MTV. Comandou os programas “Suor”, “Garganta e Torcicolo”, “Gordo Pop Show”, “Gordo on Ice” , o qual ficou notabilizado por um episódio no qual a banda Los Hermanos foi expulsa do programa depois que o vocalista Marcelo Camelo declarou seu desapreço pela banda norte-americana Ramones.
Agora, longe da televisão, o cantor sofre com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).No passado, João precisou fazer uma cirurgia no órgão devido ao excesso de cigarro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, deu uma entrevista em que um médico perguntou se ele queria parar de fumar, ao que respondeu que não conseguia. Foi então que o doutor pegou um saco com algo preto dentro e lhe disse que aquilo era seu pulmão.
Outro fato é que o roqueiro acumula polêmicas: a mais recente foi em 2021, onde o governo derrubou sua conta no Instagram devido ao conteúdo das fotos que estava postando. Sobre isso, o cantor declarou por meio de um vídeo nas redes sociais:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lógico que eram umas fotos ofensivas para esse tipo de gente”– Declarou ele
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto social e sustentável
Atualmente, João Gordo se apresenta com sua banda, Ratos de Porão, excursionando pelo Brasil e o mundo, já que possuem um grande reconhecimento internacional.
Há 17 anos que João é vegetariano, na época do auge da pandemia ele embarcou junto com sua esposa, Vivi Torrico, em um projeto de entrega de marmitas veganas a moradores em situação de rua chamado: “Solidariedade Vegan”
Em entrevista pata a Whiplash ele declarou: “Fazemos o que o governo não faz”