ANVISA desce o facão e bane marca nº1 de leite em pó entre as mães de crianças pequenas e bebês após o mesmo apresentar sérios riscos
Ainda em janeiro de 2024, a ANVISA suspendeu a importação de alguns lotes de leite em pó, nº 1 da maioria das mães após apresentarem sérios riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Nutramigen LGG, cuja proibição serviu como uma medida preventiva contra possíveis contaminações bacterianas, que poderiam representar sérios riscos à saúde dos bebês no país.
A fórmula é fabricada nos Estados Unidos pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lotes:
A partir de informações contidas no Istoé Geral, o TV Foco constatou que os lotes bloqueados pela Anvisa possuem os seguintes códigos:
- 300871239418 – com validade até o início de 2025.
- 300871239456 – com validade até o início de 2025.
Entre os lotes específicos bloqueados estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- ZL3FHG;
- ZL3FMH;
- ZL3FPE;
- ZL3FQD;
- ZL3FRW;
- ZL3FX
Até o momento, não houve relatos de que esses produtos tenham sido comercializados no Brasil, embora já estejam disponíveis em países como Canadá e Reino Unido.
Graves riscos aos bebês:
A suspensão decorre da possível presença da bactéria Cronobacter sakazakii, conhecida por causar doenças graves em bebês, incluindo meningite.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até porque, bebês e recém-nascidos, cujos sistemas imunológicos são mais frágeis, correm riscos elevados em casos de contaminação, justificando a atenção rigorosa das autoridades de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posicionamento da Nutragimen LGG:
De acordo com o Correio Braziliense, tanto a FDA como a Reckitt/Mead Johnson Nutrition, empresa responsável pela marca, afirmaram que:
“Não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo dos respectivos lotes do produto’
Fora isso, o recolhimento NÃO abrange outros lotes da fórmula infantil.
Atualmente, as fórmulas infantis registradas na ANVISA da marca Nutramigen LGG possuem a seguinte denominação:
“fórmula infantil de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas especiais com restrição de lactose composta por proteína extensamente hidrolisada e pro biótico”
Importância da Mead Johnson do Brasil/Reckitt
A Mead Johnson se originou inicialmente em 1905 e há mais de 100 anos assume o compromisso em fornecer a todas as crianças o melhor inicio de vida, mesmo aqueles que nascem com doenças digestivas graves ou distúrbios metabólicos.
Conforme o portal da Enfamil, a empresa trabalha com a ideia de produzir fórmulas especiais destinadas às doenças metabólicas raras, tais como a:
- A doença do xarope de bordo na urina (MSUD);
- A fenilcetonúria ( PKU);
- A tirosinemia.
Para isso ela conta com uma gama de laboratórios e centros dedicados à investigação e desenvolvimento que colocam a Mead Johnson Nutrition na primeira linha da ciência em nutrição infantil.
Além disso, a Johnson Pediatric Nutrition Institute Mead (PNI) dispõe de centros nos Estados Unidos, México e China.
O PNI conecta a tecnologia e a investigação científica com os processos inovadores de fabrico e controle da qualidade para colocar à disposição dos bebés e das suas mães as fórmulas infantil e suplementos alimentares para crianças cada vez melhores.
Por fim, a Mead Johnson segue os princípios da sua fundação e se transformou ao logo dos anos em uma empresa mundialmente conhecida com mais de 70 produtos em mais de 50 países.
Como garantir a segurança ao consumir a fórmula da Nutramigen?
MAS ATENÇÃO! A fim de garantir a segurança ao consumir a fórmula Nutramigen LGG, os pais e responsáveis podem verificar:
- O número do lote presente na embalagem do produto;
- Os códigos de barra, comparando-os com as informações nas notificações de segurança;
- A data de validade, assegurando que não ultrapasse janeiro de 2025.
Para informações adicionais, acesse os sites oficiais da Reckitt/Mead Johnson Nutrition.
Conclusões finais:
Em suma, em janeiro de 2024, a ANVISA suspendeu a importação de lotes específicos da fórmula infantil Nutramigen LGG, da Reckitt/Mead Johnson Nutrition, devido ao risco de contaminação bacteriana pela Cronobacter sakazakii, que pode afetar a saúde de bebês.
Além disso, os lotes afetados têm validade até 2025, mas não foram comercializados no Brasil, mas já estão disponíveis no Canadá e Reino Unido.
Entretanto, embora não haja relatos de infecções, a medida foi preventiva, visando a segurança dos bebês com sistemas imunológicos frágeis.
Para saber mais medidas da ANVISA e suas proibições, clique aqui*.