O TJ-SP condenou dois homens à prisão por ataques racistas e de injúria racial contra a apresentadora da Globo, Maju Coutinho
Dois homens foram condenados à prisão após realizarem ataques racistas contra a apresentadora do Jornal Hoje da Globo, Maju Coutinho. O Tribunal de Justiça de São Paulo proferiu a sentença contra os réus nessa segunda-feira, 9, e eles foram condenados pelos crimes de racismo e injúria racial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal de notícias da Globo, o G1, o juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5º Vara Criminal da Capital Paulistana, condenou Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Salles à prisão por fazerem uso de perfis falsos nas redes sociais com o intuito de acessar a página da emissora carioca e fazer ataques racistas contra a jornalista.
+Repórter da Globo na Itália, Ilze Scamparini chora ao vivo ao falar sobre doença devastadora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O juiz afirma na sentença que os réus efetuaram “postagens de cunho preconceituoso e discriminatório contra a raça negra e a cor preta, o que efetivamente aconteceu, e de odo maciço e impactante. […] Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segragacionistas”.
Os responsáveis pelos ataques à Maju Coutinho, Erico e Rogério, foram condenados a 6 anos de reclusão e 5 anos em regime semiaberto, respectivamente, mais o pagamento de multa. s dois poderão recorrer da sentença em liberdade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner, Renata e Tralli: Vaza salário de 3 âncoras da Globo e verdadeiro abismo entre eles gera tensão
● “Ocultos”: Carta psicografada de Tom Veiga, o Louro José, traz situação do espírito e recado à Ana Maria
● Maravilhosa e 24 anos mais jovem: Essa é a esposa novinha com quem Serginho Groismann vive relação discreta
Maju Coutinho é vítima de ataques
A jornalista da Globo viu os ataques racistas contra ela ganharem uma dimensão gigantesca após ser anunciada como apresentadora do tempo do Jorrnal Nacional, principal telejornal do país, em 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2016, o Ministério Público de São Paulo denunciou quatro pessoas, acusadas de ataques à Maju Coutinho nas redes sociais. Os réus faziam uso de pseudônimos e contas falsas para promover os crimes, segundo os promotores. Segundo a Globo, os promotores apontaram que os acusados marcavam dia e horário para atuarem juntos nos ataques à apresentadora e, ainda, eles contavam com a ajuda de profissionais de informática.
Maju Coutinho rebate críticas
Já em 2019, a comunicadora foi anunciada como nova apresentadora do Jornal Hoje, em substituição à Sandra Annenberg, que migrou para o Globo Repórter. No final daquele ano, a apresentadora venceu o prêmio melhores do ano do Troféu Domingão do Faustão, na categoria jornalismo, e, ao receber a honraria, a jornalista rebateu as críticas e destacou a importância de sua presença na TV.