Todos os motoristas precisam se atentar em um alerta da dona da Peugeot, que determinou o recolhimento de diversos carros. Mais de 1 milhão de veículos atingidos com o pedido de recall
A dona da Peugeot, uma das principais montadoras de carros do mundo inteiro, emitiu um alerta para o recolhimento de mais de 1 milhão de carros. Isso porque eles apresentaram um risco fatal aos motoristas, e precisaram sair com urgência das ruas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os veículos passam por uma série de testes antes de entrarem para comercialização, comprovando a sua segurança para todos os consumidores. Porém, em alguns casos, identificam problemas somente depois de anos que o carro está em circulação e nesses casos convocam o famoso recall.
De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, a Stellantis, que é dona de grandes montadoras mundiais, como a Peugeot, anunciou um comunicado urgente no último sábado (07). Isso porque está realizando um recall em que envolve mais de 1,2 milhão de picapes Ram 1500 da Chrysler.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anos do modelo são de 2019 e de 2021 até 2024, atingindo principalmente os Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, há outros modelos fora da América do Norte que possuem o mesmo problema.
Acontece que essas picapes Ram 1500 da Chrysler apresentaram um mau funcionamento do software no sistema de freio antibloqueio. Assim, pode aumentar o risco de acidente e dependendo da velocidade do motorista, ser até mesmo um risco fatal aos motoristas e passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornal entrou em contato com a Stellantis, questionando se haviam modelos no Brasil que estavam sujeitos a esse recall. Porém, até a data da publicação da matéria, não teve retorno da empresa. Desde janeiro de 2023, houve mais de 2.400 unidades do modelos vendidas no país.
Carros proibidos no Estados Unidos
A Stellantis confirmou que se o carro tiver passando por esse problema, acenderá uma luz indicatória do ABS, ESC, durante a partida do veículo, indicando que o sistema não está em seu pleno funcionamento. Além disso, também revelou que a frenagem fundamental não é afetada por esse problema, funcionando normalmente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário do EUA, diz que o mau funcionamento do software desativa o controle eletrônico de estabilidade do carro. Isso significa que os carros com esse defeito não estão em conformidade com o padrão federal americano de segurança, precisando do ajuste urgente do erro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como levar o carro para o recall?
Caso seu carro seja um dos envolvidos no recall, o proprietário deve entrar em contato com a concessionária do modelo do carro mais próxima. Assim, levará o veículo para fazer a revisão e troca, sem gastar nada por isso e o tempo de reparo é de acordo com a dificuldade para corrigir o problema.