VEM AÍ!
Cofres abertos: Dona da Magazine Luiza saca R$1 bilhão do próprio bolso pra chegada de novo rival do Nubank
31/01/2024 às 11h00
Dona da Magazine Luíza, mais conhecida como Magalu, saca 1 bilhão do bolso para investir em uma nova fintech
Luiza Helena Trajano, dona da rede Magazine Luíza, mais conhecida como Magalu, é uma das mulheres mais bem sucedidas e seu nome ganha cada vez mais destaque no mercado varejista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só para se ter uma vaga ideia da sua tamanha importância, de acordo com o portal InvestNews, no ano de 2021, ela foi listada pelo jornal britânico “Financial Times” como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo.
Sua trajetória, tem sido marcada por forte determinação, visão de negócios aguçada e compromisso com a inclusão social e a igualdade de oportunidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E se tem uma coisa que ela de fato tem é coragem, principalmente quando se trata em investimentos, dos mais diversos segmentos.
Investimento de peso
Agora, em 2024, de acordo com o Startse, a Luisa Trajano, dona da Magalu, fez uma retirada do próprio bolso e injetou R$ 1 bilhão no Magazine Luiza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Trajano são donos de 56,4% do Magazine Luiza, que hoje está avaliado em R$ 15 bilhões, mas já chegou a ter uma avaliação impressionante de R$ 160 bilhões, com pico máximo em novembro de 2020.
Mas a situação do aporte não tem ligação alguma com crises, ou dívidas. Mesmo porque, a Magazine Luiza, indo na contramão de muitas varejistas que pelejaram nos últimos anos, não tem um problema sequer de liquidez.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerramento”: Rival n°1 da Magazine Luiza confirma fim de serviço crucial e clientes ficam sem chão
● Magazine Luiza se aproveita de rival em recuperação judicial e acaba de tomar loja colossal em SP
● Calote de R$ 100M e falência: O fim de rival n°1 da Magazine Luiza após 70 anos
Fora isso a companhia tem R$ 10 bilhões no caixa e as dívidas estão controladas … Sendo assim, Por que a Magalu fez tão aporte?
De forma oficial a companhia afirma que esse dinheiro nada mais é do que um impulso para fortalecer alguns dos seus braços como:
O novo serviço de cloud, o Magalu Ads e a tão comentada Fintech Magalu, que aliás já é uma realidade e rivaliza com o Nubank.
Diferenças …
Pra quem não sabe a diferença entre uma fintech e um banco tradicional, é que como o nome já diz, elas são empresas que fazem uso mssivo de tecnologia para ofertar as soluções financeiras mais variadas, sem precisar necessariamente de ser um banco propriamente dito
No Brasil, o Banco Central (Bacen) reconhece 10 categorias diferentes – como pagamento ou seguro.
No entanto, apenas duas delas são regulamentadas pela instituição: as de crédito e as instituições de pagamento.
Ou seja, as instituições de pagamento são um tipo de fintech que podem atuar com a emissão de cartões de débito e crédito ou ainda como credenciadora (aquela empresa que habilita estabelecimentos a aceitarem cartões).
Como nasceu a Fintech Magalu?
No ano de 2020, a Magalu adquiriu 290 milhões de reais, da Hub Fintech, uma plataforma completa de serviços para contas bancárias digitais e cartão pré-pago.
Com a aquisição, os mais de 29 milhões de clientes pessoas fílusicas do Magalu e os 40 mil sellers do marketplace passaram a contar com uma conta bancária digital completa, gratuita e totalmente integrada ao superapp.
De acordo com O Globo, 2 anos após, mais precisamente em maio de 2022, a compra da Hub Fintech, o Magazine Luiza lançou a Fintech Magalu, braço financeiro da varejista e que (como mencionamos) rivaliza atualmente com o Nubank, que também se trata de uma fintech
A empresa apresentou, à época, dois produtos financeiros: um cartão de crédito para empresas e uma linha de empréstimo pessoal para pessoa física que pode ser contratada direto pelo aplicativo da Magalu.
O cartão de crédito é focado nos mais de 160 mil vendedores on-line que atuam no marketplace do Magalu.
Já o crédito pessoal, que é voltado para pessoas físicas e pode ser de até R$ 5 mil, com taxa de juros mensal oscilando entre 2,99% e 5%, dependendo do perfil do consumidor.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.