Dona da Magazine Luíza, mais conhecida como Magalu, saca 1 bilhão do bolso para investir em uma nova fintech
Luiza Helena Trajano, dona da rede Magazine Luíza, mais conhecida como Magalu, é uma das mulheres mais bem sucedidas e seu nome ganha cada vez mais destaque no mercado varejista.
Só para se ter uma vaga ideia da sua tamanha importância, de acordo com o portal InvestNews, no ano de 2021, ela foi listada pelo jornal britânico “Financial Times” como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo.
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Sua trajetória, tem sido marcada por forte determinação, visão de negócios aguçada e compromisso com a inclusão social e a igualdade de oportunidades.
E se tem uma coisa que ela de fato tem é coragem, principalmente quando se trata em investimentos, dos mais diversos segmentos.
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Investimento de peso
Agora, em 2024, de acordo com o Startse, a Luisa Trajano, dona da Magalu, fez uma retirada do próprio bolso e injetou R$ 1 bilhão no Magazine Luiza.
Os Trajano são donos de 56,4% do Magazine Luiza, que hoje está avaliado em R$ 15 bilhões, mas já chegou a ter uma avaliação impressionante de R$ 160 bilhões, com pico máximo em novembro de 2020.
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Mas a situação do aporte não tem ligação alguma com crises, ou dívidas. Mesmo porque, a Magazine Luiza, indo na contramão de muitas varejistas que pelejaram nos últimos anos, não tem um problema sequer de liquidez.
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Fora isso a companhia tem R$ 10 bilhões no caixa e as dívidas estão controladas … Sendo assim, Por que a Magalu fez tão aporte?
De forma oficial a companhia afirma que esse dinheiro nada mais é do que um impulso para fortalecer alguns dos seus braços como:
O novo serviço de cloud, o Magalu Ads e a tão comentada Fintech Magalu, que aliás já é uma realidade e rivaliza com o Nubank.
Diferenças …
Pra quem não sabe a diferença entre uma fintech e um banco tradicional, é que como o nome já diz, elas são empresas que fazem uso mssivo de tecnologia para ofertar as soluções financeiras mais variadas, sem precisar necessariamente de ser um banco propriamente dito
No Brasil, o Banco Central (Bacen) reconhece 10 categorias diferentes – como pagamento ou seguro.
No entanto, apenas duas delas são regulamentadas pela instituição: as de crédito e as instituições de pagamento.
Ou seja, as instituições de pagamento são um tipo de fintech que podem atuar com a emissão de cartões de débito e crédito ou ainda como credenciadora (aquela empresa que habilita estabelecimentos a aceitarem cartões).
Como nasceu a Fintech Magalu?
No ano de 2020, a Magalu adquiriu 290 milhões de reais, da Hub Fintech, uma plataforma completa de serviços para contas bancárias digitais e cartão pré-pago.
Com a aquisição, os mais de 29 milhões de clientes pessoas fílusicas do Magalu e os 40 mil sellers do marketplace passaram a contar com uma conta bancária digital completa, gratuita e totalmente integrada ao superapp.
De acordo com O Globo, 2 anos após, mais precisamente em maio de 2022, a compra da Hub Fintech, o Magazine Luiza lançou a Fintech Magalu, braço financeiro da varejista e que (como mencionamos) rivaliza atualmente com o Nubank, que também se trata de uma fintech
A empresa apresentou, à época, dois produtos financeiros: um cartão de crédito para empresas e uma linha de empréstimo pessoal para pessoa física que pode ser contratada direto pelo aplicativo da Magalu.
O cartão de crédito é focado nos mais de 160 mil vendedores on-line que atuam no marketplace do Magalu.
Já o crédito pessoal, que é voltado para pessoas físicas e pode ser de até R$ 5 mil, com taxa de juros mensal oscilando entre 2,99% e 5%, dependendo do perfil do consumidor.