Fim do IPVA: Donos de carros destes anos dão adeus ao imposto
O IPVA é um dos impostos a serem pagos anualmente pelos donos de carros, e muitos receberam uma excelente notícia e estão dando adeus a essa dívida e você precisa saber se seu veículo faz parte desse grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada ano que se passa, um novo grupo de automóveis acabam entrando naqueles que não precisam pagar o imposto, isso por conta de uma lei que está em vigor há anos, mas que varia bastante de acordo com cada Detran, presente em todos os estados.
O Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) é cobrado uma porcentagem do valor do carro, por tanto, quanto maior o valor na tabela FIPE, maior será o valor cobrado, e com a valorização do mercado nos últimos meses, ficou mais caro como o de costume.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o tempo de fabricação é essencial para a efetuação do pagamento, por tanto, fique por dentro de onde você se encaixa e saiba quando vai poder deixar de pagar o imposto, caso permaneça com o mesmo modelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo, já que carros mais 10 anos ou mais de fabricação não são necessários pagar o IPVA.
Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo para a isenção é de pelo menos 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA. Alagoas, qualquer veículo fabricado até 2002 está isento do imposto.