Motorista aos pulos de alegria após notícia envolvendo o fim do importo mais temido pelos brasileiros todo inicio do ano; veja agora
O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano. O que muitas pessoas não imaginam é que nem todos os veículos precisam pagar a cobrança anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o pagamento do importo está diretamente direcionado ao ano do veículo, o que pode variar entre altos e baixos valores. No entanto, alguns carros são dispensados do tributo por já terem um longo período de fabricação.
Contudo, apesar disso ser uma boa notícia para quem é dono de um automóvel mais antigo, os valores varia conforme cada estado do Brasil. Portanto, de acordo com informações do porta ‘Pronatec’, a maioria das regiões isenta o IPVA para carros fabricados há mais de 15 anos. Veja logo a seguir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Distrito Federal;
- Sergipe;
- Rondônia;
- Amazonas;
- Rio de Janeiro;
- Bahia;
- Piauí;
- Ceará;
- Paraíba;
- Espírito Santo;
- Pará;
- Maranhão;
- Goiás.
Por outro lado, quem mora no Mato Grosso, o estado só deixará de cobrar o imposto a parti de 18 anos de fabricação do carro. Já em regiões como Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo a isenção do IPVA são para os modelos com mais de 20 anos de fabricação.
Em Santa Catarina e Tocantins, o tempo estimado é impressionante, pois é preciso que o veículo tenha mais de 30 anos de fabricação para ser isento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, Alagoas determinou que os carros fabricados antes do da 31 de dezembro de 2002, são livre de pagar o IPVA. Mas, em Minas Gerais, somente modelos com placa na cor preta e de coleção ou de valor histórico comprovado, assim como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, não pagam o imposto.
No estado de Pernambuco, é o mais surpreendente, pois não existe isenção por tempo de fabricação. Vale dizer que em São Paulo, transportes escolares não são obrigados a pagarem IPVA. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, não cobram o imposto de carros elétricos ou híbridos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o valor do IPVA no Brasil?
Bom, cada carro tem um valor de IPVA, depende do estado em que você reside. No entanto, pode se dizer que a alíquota cobrada por estado varia entre 1 e 4%. Em São Paulo, por exemplo, cobrando 4% para veículos, enquanto o Piauí cobra 2,5%. Se você reside em SP e tem um carro de R$ 100 mil, o valor do seu imposto será de R$ 4 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE