Uma notícia importante para os condutores
Afinal, muitos motoristas não sabem de uma nova Lei que já está em vigor desde abril de 2023. Trata-se da Lei 14071/20, que determinou que além de incluir o registro no CRLV do veículo (o que já era obrigatório), o condutor que não atender ao comunicado de recall em até 12 meses a partir da data do início do chamado, ficará proibido de ter o automóvel licenciado.
Para quem não sabe, o recall é um serviço feito pela montadora nas concessionárias e oficinas autorizadas da marca. A empresa realiza a troca da peça danificada sem custo algum para o motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Carros incríveis, baratinhos e completinhos por somente 20 mil estão disponíveis e um deles é da Nissan
Após a convocação para o recall, o dono do veículo apenas deverá consultar a concessionária para realizar um agendamento para a realização do reparo.
Só é chamado para um recall, quem realiza a compra de um carro 0km e que tenham alguma peça que precisa ser substituída por falha da montadora, sendo de grande importância atender a convocação, justamente para a segurança dos usuários do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que de acordo com informações do portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade, mesmo não tendo custo algum, vários motoristas são resistentes em atender a convocação de um recall.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 7,34% e adeus R$1507: Record traz 2 viradas com novo valor histórico do salário mínimo para 2025
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
As estatísticas apontam que metade dos carros chamados não são levados às concessionárias. O comunicado não deve ser menosprezado, pois se a montadora realiza o procedimento é porque alguma peça do veículo precisa de ajuste e podem até se envolverem em acidentes com consequências graves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DONOS DOS CARROS TERÃO PUNIÇÃO GRAVE?
Há também risco à saúde, pois o automóvel pode estar liberando um gás nocivo aos passageiros. Portanto com a nova Lei, o carro que foi informado sobre o recall e não compareceu na concessionária, até 12 meses após o comunicado, o dono do veículo não receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado.
Ocorre que sem o CRLV, o dono do veículo não consegue vender o carro, por exemplo. Desse modo a Lei reforça que os ‘esquecidos’ de plantão deem mais atenção ao recall, conseguindo fugir da punição grave, que é ficar sem um documento essencial.