Jornalismo da Globo repercutiu fim de empresas e clientes prejudicados em meio à crise no mercado, após pandemia
Maju Coutinho, do Fantástico, expôs um caso chocante envolvendo um banco internacional. O grupo declarou falência e causou um prejuízo milionário para diversas pessoas, incluindo figuras famosas.
Em novembro de 2022, a Justiça dos Estados Unidos oficializou o processo contra o FTX Trading, uma empresa especializada em criptomoedas. Entre os acionistas estavam Gisele Bündchen e o ex-marido, Tom Brady.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, o banco foi apontado como o segundo maior sobre as moedas digitais. “O dono da corretora é um bilionário de 30 anos que jogava videogame durante as reuniões de negócios”, expôs Maju Coutinho na Globo.
Segundo o Fantástico, a falência do banco FTX Trading foi uma das mais rápidas da história dos Estados Unidos. O prejuízo de Gisele Bündchen e Tom Brady, que faziam investimentos desde 2021, teria sido em torno de R$ 230 milhões.
No Brasil, a crise financeira foi diferente e atingiu outros setores
Entre 2014 e 2021, pelo menos 77 postos de gasolina foram fechados na capital do Rio de Janeiro. O assunto também ganhou repercussão na Globo, que expôs os altos preços e o excesso de sonegação fiscal no auge da pandemia do coronavírus.
Na época, para evitar o fim de outros pontos, o Governo Federal tomou atitudes e mudou as regras. Prevendo uma crise maior, foi autorizado que os empresários comprassem Etanol diretamente de produtores e vendessem combustíveis de qualquer marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em casos de falência?
O processo reúne os bens do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.
Se o profissional for dispensado, é indicado que ele procure um advogado trabalhista o quanto antes para dar entrada em uma ação que garanta que a rescisão seja paga. O pagamento pode ser demorado, mas deve ser cobrado em juízo.