Marcas de pães são denunciadas por propagandas enganosas
Duas marcas extremamente famosas de pães, que certamente é uma das queridinhas de milhares de cidadãos brasileiros, estão enfrentando momento difícil e foram denunciadas após proibição decretada Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
No entanto, de acordo com o portal Idec, que protocolou no dia 4 de agosto uma denúncia contra as marcas Nutrella e a Wickbold por propaganda enganosa de pães integrais das linhas 100% e 100% nutrição das respectivas marcas.
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Portanto, a denúncia referente as propagandas é devido a uma mudança recente nos rótulos que podem induzir os consumidores ao engano em suas escolhas alimentares, ação proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, explica o advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon.
Desse modo, as empresas passaram a declarar a porcentagem verdadeira de ingredientes integrais nas novas embalagens após a nova norma da Anvisa que define critérios para que um alimento possa ser considerado integral, assim permitindo a prova da malícia desses rótulos e propagandas, uma vez que as marcas afirmaram de serem 100% integrais quando os produtos não possuíam de fato essa composição.
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Entretanto, apesar das mudanças no rótulo, as marcas ainda continuam com a mesma estratégia de publicidade que dificultam a clara identificação da real composição dos produtos, já que o percentual de composição integral é exibido em letras menores, sem cores notórias, fonte, fundo e contraste nos rótulos.
A denúncia feita ao Procon, após consumidora informar prática no site do OPA, e o portal Idec ter mapeado duas marcas que usavam a mesma abordagem, porém a Anvisa ainda está avaliando o ocorrido e as marcas continuam nas prateleiras dos mercados.
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Até quando os produtos das marcas poderão ser comercializados?
Os produtos fabricados até 22 de abril de 2023 podem ser comercializados até o fim do seu prazo de validade, já aqueles produzidos depois desta data devem estar de acordo com a norma vigente.
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Em comunicado oficial enviado ao TV Foco, a Bimbo Brasil se posicionou: “A Bimbo Brasil, líder em panificados, informa que ainda não foi notificada sobre o ocorrido, mas está à disposição do órgão para esclarecimentos. A companhia reforça seu compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclarece que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”