“Por que e como estamos adoecendo diante da ignorância e do negacionismo? ”Essa foi a principal pergunta que norteou as pesquisadoras Liliane Abreu e Natalia Sayuri quando decidiram escrever Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista. A dupla já é referência no mercado literário e traçou com maestria as linhas da obra que chega ao Brasil e em Portugal pela Sagarana Editora (neste último trimestre do ano).
As consagradas escritoras explicaram que se uniram para tentar descobrir os motivos que levam parte importante da população a acreditar e a reproduzir fake news, ignorando a ciência e profissionais idôneos de diversas áreas durante a pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aprofundamento demandou um trabalho de fôlego que resultou em 548 páginas, uma obra apoiada em três grandes suportes: a psicologia, o conteúdo de entrevistas e o embasamento teórico sobre a construção do patriarcado, a Inquisição e o nazismo, três formulações históricas que precisavam de uma pequena revisão.
O currículo da dupla explica o sucesso da obra. Liliane Abreu é bacharelanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP-SP), com formação final em dezembro de 2022.É arteterapeuta (AATESP), professora especialista em Neurociência Pedagógica (AVM/UCAM), pesquisadora especialista em comportamento e consumo, ativista em Direitos Humanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E Natalia Sayuri é bacharelanda em Psicologia pela UNIP-SP, com formação final em dezembro de 2022. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero/SP, também atua como analista de treinamento e desenvolvimento corporativos.
Por que Complexo de Cassandra?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Grécia Antiga, Cassandra previu toda a condução e desfecho que mataria seus pais, irmãos, população e destruiria toda a cidade de Troia, mas ninguém lhe deu ouvidos. Ela implorou, repetiu incansavelmente e, desacreditada, foi isolada como louca numa torre pelo seu pai,Príamo, rei de Troia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse mito foi transportado à psicologia para definir o chamado Complexo de Cassandra que, por sua vez, ilustra o Brasil de hoje, “em que profissionais de diversas áreas alertam a população por todos os meios possíveis e são desacreditados, assistindo a toda uma destruição que poderia ser evitada”, segundo as autoras.