É de Casa perde espaço em grade de afiliadas da Globo e programa é cortado ao meio; diz site e emissora nega
05/05/2021 às 18h58
É de Casa entra na mira da Globo após exigência das afiliadas e emissora já toma atitude
Ao que tudo indica, a Globo não está totalmente feliz com o É de Casa. O programa, apesar de manter a emissora na liderança, não cumpre alguns requisitos da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que, exceto o eixo Rio-São Paulo, o matutino não tem boa audiência em outras praças, o que prejudica as afiliadas do canal carioca. Sendo assim, existe uma pressão interna para que a direção da empresa intervenha.
Uma das soluções para conquistar os demais estados seria lançar quadros e reportagens que fossem gravados nas regiões em que o É de Casa, comandado por Patrícia Poeta, não costuma ter os melhores índices.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, devido a pandemia do Coronavírus, a Globo estaria evitando gastos e deslocamentos e tal mudança só poderia ocorrer no próximo ano.
Por isso, algumas afiliadas da emissora já tomaram providência em relação ao É de Casa. Por exemplo, a RPC de Curitiba. A afiliada da Globo no Paraná passou a levar ao ar a exibição de telecomerciais, no estilo Shoptime.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira ação aconteceu no primeiro final de semana desse mês. A afiliada colocou no ar o programa Shop RPC em londrina no lugar do programa comandado por Patrícia Poeta.
Decisão é histórica na Globo
É algo bastante histórico na Globo. A emissora nunca permitiu a exibição de infomerciais. Além disso, ela jamais arrendou horários para que anunciantes exibissem propagandas em um tempo maior que o disponibilizado nos intervalos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cantor, desmascarado na Globo, choca ao assumir casamento aos 57 anos com jovem de 15: “Pessoa que eu precisava”
● “Carência”: Ator da Globo se manifesta sobre relação gay com Chay Suede e entrega bastidores
● Âncora da Globo não resiste, quebra protocolo ao vivo e expõe: “Estão pedindo pra encerrar”
Tal fato acontece mais nas demais emissoras que não conseguem assegurar um bom rendimento com o mercado publicitário. A Record, por exemplo, tem sua madrugada vendida para a Igreja Universal. A Band entrega o horário nobre e os finais de semana também para igrejas e produtos de venda. O mesmo se repete na RedeTV!.
Sendo assim, o É de Casa pode está com os dias contados dentro da Globo. Foi a própria emissora que autorizou o novo estilo comercial da afiliada, que deve se estender mas outras regiões em que o matinal não faz sucesso.
Autor(a):
Aloizio Júnior
Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.