Atenção motoristas acima dos 60 anos de idade! Novo exame obrigatório chega para promover grande virada aqueles que tem CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é tida como um dos principais documentos aos motoristas. Afinal, somente com ela em mãos é possível trafegar de forma legal em algum veículo automotor pelo Brasil.
E justamente por falar na habilitação, dessa vez iremos tratar de uma grande reviravolta que chega aos idosos 60+. Ademais, estamos falando e uma lei confirmada pelo Detran que crava novo exame obrigatório ao grupo em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o time de especialistas em trânsito do TV FOCO, a partir de informações do portal FDR, traz maiores detalhes à tona.
Novo exame obrigatório
Ademais, é importante relembrar que, no ano de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei 3267/19, que por sua vez, modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Vale mencionar que, a principal modificação nele se trata do aumento na validade do documento para 10 anos aos condutores com menos de 50 anos.
Juntamente com isso, existe a exigência de atualização mais frequente da CNH aos motoristas idosos com 70 anos ou mais. Em suma, o processo será acompanhado de exames médicos regulares, garantindo que eles estejam em pleno estado de saúde para dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a ideia é fortalecer a prevenção de riscos no trânsito, preservando não apenas os idosos como também os demais usuários das vias.
Nova legislação
Em síntese, a nova legislação estabelece que motoristas idosos, com mais de 70 anos, renovem a CNH a cada três anos. O diferencial agora é o processo de avaliação, sendo ele de forma mais detalhada para garantir uma real aptidão para dirigir.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a medida tem o objetivo de garantir que questões de saúde, como visão e funções neurológicas, não comprometam a segurança. Em suma, os exames médicos obrigatórios devem ser ampliados, incluindo avaliações oftalmológicas e neurológicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As verificações devem ser essenciais para medir tanto a capacidade física quanto a cognitiva dos motoristas idosos.
Novo exame
Diante disso, com a nova legislação em vigor, nota-se a necessidade novos exames aos idosos 60+. Afinal, quanto maior a idade, mais frequente será a renovação e consequentemente, a obrigatoriedade de realizar os exames.
- A CNH viveu uma grande reformulação;
- Agora, motoristas 60+ precisam fazer um novo exame obrigatório;
- Em suma, a legislação de trânsito traz um novo prazo para renovação do documento;
- Os idosos 70+, por exemplo, precisam fazer os exames a cada 3 anos;
- Assim, isso traz a obrigatoriedade de mais ao grupo de motoristas.
Como funciona a renovação da CNH?
A substituição da CNH passa a ser a cada 10 anos para motoristas de até 50. Já aqueles que possuem até 70 anos, o tempo cai para 5 anos. Por último, os que passam dessa idade possuem 3 anos para renovação do documento. Assim, os idosos 60+ estão proibidos de renovarem a carteira a cada 10 anos.