BOMBA
É lei: Novo RG dá fim em 5 documentos e calendário com emissão é exigida com prazo final
17/11/2024 às 9h31
O novo RG chegou para dá fim em pelo menos 5 documentos diferentes. Aliás, existe um calendário para exigência da emissão da CIN com prazo final
Os brasileiros já estão com a possibilidade de ter em mãos o novo RG. Aliás, ele sofreu uma série de atualizações, sendo possível dá fim em 5 documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que antes o RG era emitido por cada estado, podendo uma pessoa possuir até 27 registros, o que permitia um número de atividades fraudulentas envolvendo a identidade.
Assim, a criação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) veio justamente para acabar com estes problemas. Dessa forma, o novo RG substitui até 5 documentos diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal Valor, novo RG reunirá as informações do título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, carteira de transtorno de espectro autista e Registro Geral (RG) de todos os cidadãos.
Resumo
- O novo RG chegou no Brasil;
- Estamos falando da CIN;
- Ela substitui até 5 documentos diferentes;
- A partir de 2032 a substituição será obrigatória.
Os documentos substituídos pela CIN não serão revogados, mas compilados em um único lugar. Ela possui um QR Code que mostrará todos os números dos documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CIN também contará com apenas o número do CPF, que foi adotado como a numeração base de todos os brasileiros para identificação e solicitação de serviços públicos.
O novo RG acabou sendo lançado em 2023, mas a emissão só começou de fato em janeiro deste ano. Atualmente todos os estados brasileiros fazem já emitem a Carteira de Identidade Nacional.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Shopping popular de SP tem FIM armado na Era Tarcísio após decreto de demolição em 2025
● Calote de mais de R$ 8M e falência decretada: O adeus de rede de supermercado, rival do Assaí
● Novo valor do Seguro-Desemprego e +3 presentões do FGTS chegam para salvar trabalhadores HOJE (09)
Por enquanto, o cidadão pode escolher se faz a troca do antigo documento ou não, mas a partir de 2032 a substituição será obrigatória. Assim, fique atento as exigências.
É necessário apresentar:
- CPF, se você ainda não tem, veja como solicitar a emissão;
- Certidão de nascimento original ou cópia autenticada, expedida nos últimos cinco anos;
- Certidão de casamento original, expedida nos últimos cinco anos.
Considerações finais
O novo RG já está sendo emitido em todo o país. Estamos falando da CIN que terá obrigatoriedade a partir de 2032. O documento reunirá as informações do título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, carteira de transtorno de espectro autista e Registro Geral (RG) de todos os cidadãos.
Qual a validade da CIN?
O Decreto nº 10.977/2022 estabeleceu os prazos para a renovação da nova carteira de identidade do brasileiro conforme a idade do cidadão. Veja:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos – permanente.
Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]