O novo RG chegou para dá fim em pelo menos 5 documentos diferentes. Aliás, existe um calendário para exigência da emissão da CIN com prazo final
Os brasileiros já estão com a possibilidade de ter em mãos o novo RG. Aliás, ele sofreu uma série de atualizações, sendo possível dá fim em 5 documentos.
Vale lembrar que antes o RG era emitido por cada estado, podendo uma pessoa possuir até 27 registros, o que permitia um número de atividades fraudulentas envolvendo a identidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a criação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) veio justamente para acabar com estes problemas. Dessa forma, o novo RG substitui até 5 documentos diferentes.
Conforme o portal Valor, novo RG reunirá as informações do título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, carteira de transtorno de espectro autista e Registro Geral (RG) de todos os cidadãos.
Resumo
- O novo RG chegou no Brasil;
- Estamos falando da CIN;
- Ela substitui até 5 documentos diferentes;
- A partir de 2032 a substituição será obrigatória.
Os documentos substituídos pela CIN não serão revogados, mas compilados em um único lugar. Ela possui um QR Code que mostrará todos os números dos documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CIN também contará com apenas o número do CPF, que foi adotado como a numeração base de todos os brasileiros para identificação e solicitação de serviços públicos.
O novo RG acabou sendo lançado em 2023, mas a emissão só começou de fato em janeiro deste ano. Atualmente todos os estados brasileiros fazem já emitem a Carteira de Identidade Nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além dos R$1518: Canetada de Lula traz +2 aumentos com o salário mínimo e afeta idosos 60+ e CLTs em 2025
● “Fechamento”: Santander confirma fim de agência n°1 e deixa aposentados e pensionistas do INSS em pânico
● RioSul, Botafogo Praia e mais: Lei dos estacionamentos anunciada chega para trazer ISENÇÃO a idosos 60+ no RJ
Por enquanto, o cidadão pode escolher se faz a troca do antigo documento ou não, mas a partir de 2032 a substituição será obrigatória. Assim, fique atento as exigências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É necessário apresentar:
- CPF, se você ainda não tem, veja como solicitar a emissão;
- Certidão de nascimento original ou cópia autenticada, expedida nos últimos cinco anos;
- Certidão de casamento original, expedida nos últimos cinco anos.
Considerações finais
O novo RG já está sendo emitido em todo o país. Estamos falando da CIN que terá obrigatoriedade a partir de 2032. O documento reunirá as informações do título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, carteira de transtorno de espectro autista e Registro Geral (RG) de todos os cidadãos.
Qual a validade da CIN?
O Decreto nº 10.977/2022 estabeleceu os prazos para a renovação da nova carteira de identidade do brasileiro conforme a idade do cidadão. Veja:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos – permanente.
Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.