Banco Central emite comunicado bombástico a respeito do Pix e confirma reviravolta inacreditável
O Banco Central é uma autarquia responsável de gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Como muitos sabem ele está por trás de muitas inovações que até hoje facilitam a vida de milhares de correntistas das instituições financeiras. O Pix, que foi criado ainda no ano de 2020, é o maior exemplo disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, nesta quinta feira (07) uma nova lei anunciada pelo Bacen, em caráter de urgência, chocou milhares de correntistas nesta quinta feira (07) e o Pix sofrerá novas mudanças e reviravolta impactará ainda mais a vida dos mesmos.
Novas regras para 2024
O que ocorre é que agora existirá uma nova modalidade chamada Pix automático, que deve começar a operar em 28 de outubro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal G1. essa modalidade vai permitir que o cliente consiga agendar previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas e serviços
Ele poderá ser usado, por exemplo, para pagar:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
- contas de água e luz
- escolas e faculdades
- academias, condomínios
- parcelamento de empréstimos
Facilitando a vida de todos
Na verdade você deve estar se perguntando: “Mas isso já não existe por débito automático”? Pois é, apesar de parecido com o débito automático, o pix automático poderá alcançar mais pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, para que uma empresa consiga oferecer a opção de pagamento por débito automático, precisa ter um convênio com cada instituição financeira.
Na prática, de acordo com Duarte, a empresa fecha esse acordo com os maiores bancos e clientes de instituições menores ficam sem a opção de pagar por débito automático, tendo que recorrer a outros bancos ou a lotéricas.
Com o Pix automático, a empresa não precisará mais se submeter a essa burocracia, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.
Com isso, a empresa poderá oferecer essa possibilidade a TODOS àqueles que fazem uso do PIX, que como sabemos abraange quase que 100% de correntistas em todo o país, independente do banco.
Como que o PIX automático vai funcionar?
Para pessoas físicas, o Pix automático será sem cobrança de tarifa. Já para pessoas jurídicas, ou seja empresas, vai funcionar a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre a empresa e a instituição financeira ou banco).
No Pix automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o Pix automático como forma de pagamento; Veja abaixo como funcionará:
- A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;
- A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;
- O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.
ou
- A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;
- O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.
PIX agendado em 2024 …
Outra modalidade do Pix, chamada de Agendado Recorrente, será obrigatória a partir de outubro de 2024.
Segundo Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, o Pix agendado se assemelha a uma transferência e poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas.
diferente do Pix Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.
O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para:
- Mesada
- Doação
- Aluguel entre pessoas físicas
- Prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico, etc.)
Vale destacar que, de acordo com o BC, atualmente alguns bancos já oferecem aos clientes essa opção, mas a oferta não é obrigatória, o que mudará em 2024, como mencionamos.
De fato essas mudanças demonstram uma grande virada pra quem faz uso desse tipo de pagamento, não é mesmo?