O INSS emite grande comunicado sobre benefício
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas. Hoje, conforme dados por Diário Oficial da União, quase 40 milhões de pessoas recebem algum tipo de auxílio do governo através do órgão.
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Mas, o comunicado hoje é para os trabalhadores de carteira assinada que contribuem para a Previdência Social. Conforme divulgado em 24 de outubro desse ano, esses empregados devem ficar atentos aos direitos que possuem.
Caso um dia esses trabalhadores tenham alguma doença que os deixem incapacitados de realizar as funções laborais que exercem atualmente, eles podem recorrer ao INSS e pedir o benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.
Conforme exposto pelo governo, ‘para dar entrada na concessão do benefício por incapacidade, todo trabalhador precisa ter feito, no mínimo, 12 contribuições previdenciárias até antes do mês em que houve o seu afastamento do emprego’. Além disso, ele deve manter a qualidade de segurado e apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento das atividades que desempenha por um período superior a 15 dias.
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E COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO?
Conforme exposto no Diário Oficial da União, o pedido de concessão deve ser feito via Central de Atendimento 135, que vai direcionar o segurado à uma Agência da Previdência Social (APS) para realização de perícia médica, ou pelo aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br). Neste último caso, a pessoa tem como optar por fazer a análise documental (Atestmed) e ter seu benefício liberado sem a necessidade de passar por perícia médica presencial.
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Além disso, desde a última segunda-feira (23/10), os segurados do INSS que buscam o Benefício por Incapacidade podem dar entrada no Atestmed, se dirigindo às agências da Previdência para entregar o atestado médico sem agendamento prévio.