Proibição urgente da Anvisa atinge marca de doce muito famosa e Eduardo Oinegue confirma contaminação com bactéria fatal em Jornal da Band
Marca de doce muito popular entre os brasileiros, é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem a presença de bactéria fatal e jornalista da Band confirma lotes infectados durante telejornal.
“Uma empresa do Paraná foi obrigada a retirar doces do mercado em todo o país por suspeita de contaminação por uma bactéria que causa intoxicação alimentar”, informou Eduardo Oinegue durante o Jornal da Band, em agosto de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a tão famosa marca Dor Alimentos S.A, conhecida por seus doces de diversos gostos, foi alvo no último mês de proibição da vigilância sanitária, e a empresa responsável teve que responder por seus atos.
Desse modo, de acordo com o telejornal da Band, no dia 22 de agosto a Anvisa abriu uma medida cautelar que proibiu a comercialização, distribuição e uso de diversos produtos produzidos entre os dias 21 de junho e 10 de julho desse ano, fabricados em Rolândia (PR).
Vale ressaltar que a marca é muito bem reconhecida no ramo alimentício desde os anos 60, segundo o próprio site da empresa, a Dori Alimentos tem como objetivo “proporcionar prazer, alegria e satisfação para toda família com candies e snacks de alta qualidade nos mais variados momentos de consumo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, durante a fiscalização dos produtos, os fiscais da vigilância encontraram a presença de contaminação potencial com Salmonella nos seguintes doces: Bala Hortelã Recheada 30x600g, Bala Bolete Tutti-Frutti 30x600g, Bala Hortelã Mint 30x600g, Bala Morango Recheada 30x600g, Dori Regaliz Tijolo 16x60g, Bala Lua Cheia Chantilly 24x600g.
A Salmonella muenchen é uma bactéria responsável por causar intoxicação alimentar, sendo sua transmissão por meio do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais como galinhas, porcos, anfíbios, vacas, cachorros e gatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Quando dentro do corpo humano, a Salmonella pode causar infecção gastrointestinal, cujos sintomas tendem a aparecer entre 6 e 72 horas após a ingestão do alimento, e são os mais comuns: Diarreia; Vômitos; Dor abdominal; Febre; e Perda de apetite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em pronunciamento oficial, a empresa Dori anunciou o recolhimento dos produtos mencionados, de forma voluntária, a fim de evitar a possível contaminação em massa.
Ainda apontou que os pontos de venda e estabelecimentos varejistas de tais produtos foram devidamente orientados a interromper, com imediatismo, a venda das balas, bem como pontuou que o processo de “descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada foi concluído”, portanto, outros lotes produzidos estariam livres de suspeita e permissíveis ao consumo.
A empresa reiterou aos consumidores que adquiriram tais produtos dos lotes afetados para não consumirem os produtos, pedindo que entrassem em contato imediatamente com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Dori Alimentos S.A.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.