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Cariocas aos prantos: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no Metrô do RJ ainda em 2024

26/12/2024 às 22h15

Por: Lucas Brito
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Entenda decisão do governo de Eduardo Paes (Foto: Agência Brasil)

Houve uma mudança no transporte público da capital, mas prefeito impôs substituição às pressas

Em julho, a prefeitura anunciou o encerramento do Metrô na Superfície, no Rio de Janeiro. Antes da virada de ano, o serviço já está inutilizável aos cariocas, dando espaço a outros projetos.

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O serviço, que recebia cerca de 650 mil pessoas por dia e era um dos mais importantes da cidade, precisou ser substituído. Desde 2002, ele serviu como uma alternativa nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, rumo à Gávea, percorrendo os bairros da Zona Sul.

De acordo com o G1, o término do serviço aconteceu por parte da concessionária Metrô Rio. A mudança, que ocorre na prefeitura de Eduardo Paes, já colocou um novo modelo substituto aos usuários.

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Mas, agora, haverá uma integração entre o serviço metroviário e 6 linhas de ônibus nas duas estações em questão. Ainda assim, os passageiros seguirão pagando o valor da tarifa do Metrô e usufruindo de ambas as modalidades, que serão novidades. O processo ainda está em fase de adaptação.

Segundo o levantamento do IBGE, a estimativa é de que mais de 6,7 milhões de pessoas vivam na capital do Rio de Janeiro este ano. Consequentemente, boa parte desse número foi atingido pela alteração.

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Metrô
Metrô na Superfície teve fim decretado no Rio de Janeiro, mas já há nova substituição (Foto: Via Trolebus)

Afinal, quais as linhas atendidas pelo novo modelo?

  • 539 (Rocinha x Leme);
  • 309 (Central x Terminal Alvorada);
  • 538 (Leme x Rocinha);
  • 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada);
  • 583 (Cosme Velho x Leblon);
  • 584 (Cosme Velho x Leblon).
Eduardo Paes, Jaé
Eduardo Paes anunciou o novo cartão Jaé, mas prometeu algumas vantagens (Foto: TV Globo)

Conclusão

Vale lembrar que, além disso, o Bilhete Único do Rio de Janeiro também será substituído de vez até o dia 1º de fevereiro de 2025. Eduardo Paes, o prefeito da cidade, apresentou as atuais etapas sobre a chegada do Jaé. De acordo com o Estadão Mobilidade, o cartão já funciona no sistema BRT, no VLT e na frota dos municipais.

Por isso, já é possível fazer todas as integrações tarifárias, que podem ser carregadas por Pix, débito ou cartão de crédito. O Jaé terá sua primeira via gratuita, mas não será necessário ter um cartão físico para pagar a passagem. Segundo a prefeitura, o usuário poderá gerar um QR Code através do aplicativo para pagar as passagens, com recargas liberadas na mesma hora.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

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