Eduardo Paes sanciona Lei que extingue serviço vital nos Ônibus do Rio de Janeiro impactando 6 milhões de cariocas a partir de 2025
O prefeito Eduardo Paes sancionou uma nova lei que elimina um serviço essencial nos ônibus do Rio de Janeiro, afetando diretamente seis milhões de cariocas a partir de 2025.
A medida, que gerou ampla repercussão, promete alterar significativamente a rotina de quem depende do transporte público na cidade dos mais de 6 milhões de moradores, de acordo com o IBGE.
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Segundo o G1, no dia 21 de agosto de 2024, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que a substituição integral do RioCard pelo Cartão Jaé será efetivada a partir de 1º de fevereiro de 2025.
A novidade foi revelada durante uma coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Transportes, que esclareceu que o cronograma original não foi seguido por conta dos desafios enfrentados durante o período de transição.
A nova data representa o encerramento de um longo processo de implementação do Cartão Jaé, que já opera em alguns sistemas de transporte, como o BRT, o VLT e a frota de ônibus urbanos.
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Fim do RioCard
A prefeitura enfatizou que realizará a transição de maneira gradual, permitindo que os passageiros se adaptem ao novo sistema de bilhetagem digital. Criaram o Cartão Jaé para substituir o RioCard, que empresas de ônibus geriam anteriormente.
A nova solução busca proporcionar uma experiência mais integrada e eficiente para os usuários, facilitando as integrações tarifárias entre diferentes meios de transporte.
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Eduardo Paes
Durante o anúncio oficial, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a adoção do Cartão Jaé representa um importante avanço para o transporte público no Rio.
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“A transição para o Cartão Jaé vai modernizar o nosso sistema de transporte e trazer mais comodidade e segurança para os passageiros,” destacou Paes.
Ele também mencionou que o novo sistema faz parte de um esforço mais amplo para aprimorar a infraestrutura da cidade.
Cartão Jaé
O Cartão Jaé tem como meta principal tornar a vida dos usuários de transporte público mais fácil, integrando diversos modais de maneira eficiente. A expectativa é que a mudança contribua para a redução do tempo de viagem e melhore a experiência dos cariocas em seus deslocamentos diários.
Com o novo cartão, os usuários poderão pagar suas passagens em diferentes meios de transporte utilizando apenas um único bilhete, eliminando a necessidade de comprar tickets separados.
A Secretaria de Transportes informou que já emitiram e utilizaram mais de 500 mil Cartões Jaé nos modais do novo sistema.
A previsão é que, até o final de janeiro de 2025, todos os usuários de transporte público estejam utilizando o Cartão Jaé. A mudança promete trazer mais agilidade e praticidade para os passageiros, além de contribuir para a sustentabilidade do sistema de transporte.
Recepção
Os usuários de transporte público têm recebido bem, embora muitos ainda tenham dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema.
A prefeitura está determinada a esclarecer todas as questões e a facilitar o processo de adaptação. “Entendemos que a mudança pode gerar dúvidas, mas estamos certos de que os benefícios serão significativos para todos,” comentou Fajardo.
Quanto custa a passagem de ônibus no Rio de Janeiro?
Atualmente, a tarifa de ônibus no Rio de Janeiro está em R$ 4,30. Esse preço é aplicável à maioria dos meios de transporte público, como ônibus convencionais, BRT e VLT.
CONCLUSÕES FINAIS
Em síntese, a substituição total do RioCard pelo Cartão Jaé, planejada para o início de 2025, representa uma grande inovação no sistema de transporte público do Rio de Janeiro.
Contudo, com essa alteração, a prefeitura pretende proporcionar mais conforto, eficiência e segurança para os passageiros, elevando a qualidade do transporte na cidade.
Além disso, a expectativa é que a transição ocorra de forma bem-sucedida, trazendo benefícios para milhões de usuários diariamente.