Cidadãos que utilizam transporte público, como metrôs e ônibus, no Rio de Janeiro devem ficar atentos com mudanças envolvendo o RioCard
Inúmeros cariocas utilizam o transporte público no Rio de Janeiro para chegar em seus destinos. Desse modo, para não enfrentarem filas, o cidadão opta pelo Riocard, sistema de bilhetagem eletrônica que atende todos os meios de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, os cidadãos devem ficar atentos a uma nova medida, implementada no governo de Eduardo Paes, trará o fim do Riocard e terá um novo substituto aos metrôs e ônibus do Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira, 22, iremos atualizar as informações sobre o novo sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro, o Jaé. Anunciado em julho do ano passado, o modelo pretende substituir o cartão Riocard.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A substituição acontecerá nos transporte municipais, como BRT, VLT, ônibus e vans. A plataforma já está em funcionamento em alguns modais de transporte, mas ainda não foi totalmente integrada.
De acordo com informações do portal CBN, a Prefeitura do Rio decidiu adiar para 2025 a implementação para funcionamento exclusivo do Jaé devido a algumas dificuldades, como instalação dos validadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Prefeitura do Rio de Janeiro ainda estaria em discussões para a integração dos transportes administrados pelo estado, como metrô, barcas e os trens da Supervia no novo sistema de bilhetagem.
Desse modo, a nova previsão é de que, em fevereiro de 2025, o Riocard deixe de ser aceito nesses modais e somente o Jaé passe a funcionar no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Durante uma conversa com o portal CBN, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, reforçou que o novo sistema ainda precisa de melhorias para atender todos os cariocas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal objetivo da suspensão do RioCard é controlar e dar transparência aos repasses feitos pela prefeitura às empresas de ônibus da cidade.
Atualmente, as companhias recebem o valor dos bilhetes pagos pelos usuários na catraca e um adicional, em formato de subsídio. A partir do funcionamento do Jaé, a prefeitura só pagará às empresas o valor por quilômetro rodado.
DISPONIBILIDADE
A projeção do Governo do Rio de Janeiro é que até o fim do ano as vans receberam os validadores do novo bilhete. Atualmente, o Jaé está instalado em todos os ônibus, no VLT e BRT.
Por fim, a Secretaria Municipal de Transporte ainda deverá realizar a gratuidade no sistema para idosos, pessoas com deficiência, estudantes e quem faz tratamento de doenças crônicas no Rio.
Como carregar o RioCard com Pix?
Como a total implementação do Jaé será apenas no próximo ano, inúmeros cidadãos procuram formas de recarregar o RioCard. Mas, poucos sabem que é possível fazer através do PIX.
De acordo com o portal oficial da plataforma, basta baixar o aplicativo e fazer a recarga através do PIX. O crédito cai na hora.