MARCOU GERAÇÕES
De assassinato do marido a câncer no cérebro: Pedrinho, Emília e parte do elenco do Sítio têm fim banhado em luto
16/07/2024 às 18h12
O conto de Monteiro Lobato, que virou programa de TV, já ganhou diferentes versões nas emissoras e parte dos atores que marcaram época entre o público já se foi
Sucesso entre todas as idades, o Sítio do Pica-Pau Amarelo continua atravessando gerações na televisão. Transformado de livro em atração midiática, a história fantasiosa dos moradores do campo mágico ganhou sua mais recente temporada no SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antes disso, outras versões tiveram grande destaque no Brasil. Para quem não se lembra, o programa passou pela extinta Rede Tupi, pela Cultura, pela Band e pela Globo. O elenco, claro, foi se modificando ao longo das décadas, mas boa parte já se foi.
Dorinha Duval deu vida à Cuca, nos anos 70. Além dos trabalhos na TV, ela também é lembrada por ter matado a tiros o próprio marido, Sérgio Garcia, alegando ter sofrido uma série de humilhações e violência doméstica. O caso aconteceu em 1980, afastando a famosa dos trabalhos artísticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você está velha, feia, gorda. Você já era. Porque eu não quero nada com uma velha como você. Vê se se olha no espelho! Você acha que eu vou querer alguma coisa contigo?”, relatou a estrela em seu livro de memórias, depois de se isolar com a família.
Pedrinho
Daniel Lobo interpretou o Pedrinho entre 1985 e 1986. Ele morreu aos 43 anos, em março de 2016, vítima de um tumor. “Ele começou a ter uma espécie de alergia, muita coceira na pele há cinco semanas. Depois, passou a ter icterícia, um mal-estar contínuo”, contou a viúva, Flávia Sebold, segundo a revista Contigo!.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Emília
Dirce Migliaccio foi a primeira Emília do conto. Ela também esteve em novelas clássicas da Globo, como O Bem Amado, A Gata Comeu, Saramandaia e Da Cor do Pecado. Ela morreu em setembro de 2009, aos 75 anos, vítima de pneumonia e infecção urinária. Na época, a famosa já vinha enfrentando uma situação delicada de saúde, após sofrer um AVC.
Dona Benta
Um dos casos mais recentes foi da atriz Nicette Bruno. Ela morreu em 2020, aos 87 anos de idade, por complicações do coronavírus. Entre 2001 e 2005, a artista veterana deu vida à Dona Benta, na Globo, mas colecionava telenovelas. O último papel foi no remake de Éramos Seis, no mesmo ano em que faleceu.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto no futebol: Jogador de 30 anos morre de forma trágica após ataque brutal
● LUTO: Jornal da Record paralisa com morte do cantor Jorge, após grave acidente aos 49 anos
● Câncer e pneumonia: Elenco de Salve Jorge, da Globo, é arrasado com 4 mortes
Tio Barnabé
Pouco tempo depois da parceira de cena, veio a notícia sobre o ator João Acaibe. Ele tinha um longo currículo de personagens na TV, mas teve o fim pela mesma doença. O astro morreu aos 76 anos, por causa do Covid-19. Ele passou boa parte da carreira na emissora da família Marinho, mas trabalhou em diversos canais.
Burro Falante
Ivan Setta foi um dos destaques da primeira versão, mas, assim como os colegas, também atuou em importantes telenovelas, como Roque Santeiro, que teve recorde de audiência. Ele morreu aos 55 anos, em abril de 2001, vítima de um câncer no cérebro, após ser internado no Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro.
Onde assistir aos episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo?
As histórias podem ser acompanhadas no Globoplay, no canal Viva, na TV Cultura, no YouTube e, agora, também nos streamings do SBT. O conteúdo das diferentes épocas está disponível ao público pagante e ainda nos canais abertos, podendo ser vistos nas separadas plataformas.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]