O Brasil é o país do futebol, da novela, do samba, e também dos reality shows. Aqui, os realitys costumam fazer muito sucesso e conquistam grande audiência. Programas como “BBB” (14 temporadas), “A Fazenda” (7 temporadas), “Ídolos” (9 temporadas entre Record e SBT, e as versões infantis), “Aprendiz” (10 temporadas), são exemplos de sucesso e já tiveram várias versões exibidas e costumam atingir grande repercussão. Atualmente um reality que caiu no gosto popular e parece entrar para lista dos realitys mais queridos do público e deverá ganhar muitos anos na TV é o “The Voice Brasil”, que está em sua terceira edição de muito sucesso.
Mesmo programas do gênero sendo muito bem aceito pelos brasileiros, tem aqueles realitys que não conseguiram agradar muito o telespectador, tiveram baixa audiência e foram exibidos uma única vez, e provavelmente nunca mais voltarão ao ar. Confira agora a lista dos 7 realitys que não conquistaram público e fracassaram tendo apenas uma temporada:
“Projeto Fashion” – Band
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apresentado por Adriane Galisteu, o “Projeto Fashion” foi um programa de moda exibido entre setembro a novembro de 2011 e teve como vencedora Cynthia Hayashi. O programa tinha como objetivo descobrir um estilista talentoso e criativo. O reality teve 14 episódios e definitivamente fracassou na audiência, para se ter noção o programa teve apenas 1 ponto de audiência na estreia, derrubando a audiência da atração anterior que ocupava o mesmo horário. Depois de meses no ar, e o programa não conseguir reverter a situação, foi motivo suficiente para a Band bater o martelo e decidir não produzir nova temporada. Logo após Adriane começou a apresentar o “Muito Mais”, que também não durou muito tempo. Atualmente a apresentadora está desempregada na televisão aberta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Amazônia” – Record
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa “Amazônia” tinha como objetivo confinar “famosos” na Floresta Amazônica para mostrar e conscientizar que a Floresta é um bem que deve ser preservada. O programa teve 12 episódios, e Tarso Marques como vencedor, ele teve que dividir o prêmio de um milhão de reais com uma Instituição ligada a Amazônia. Diferente da maioria dos programas do gênero, o público não votava para eliminar e nem para escolher o vencedor, os participantes tinham que passar por provas que eram realizadas em meio a natureza. O reality mesmo tendo uma importante mensagem para passar ao telespectador não recebeu muito destaque por parte da emissora, que era exibido sempre depois da meia noite, no início da madrugada de domingo para segunda. O programa tinha audiência razoável que variava em torno de 5 pontos, mas a emissora até hoje não teve interesse em produzir nova temporada do reality.
“Fazenda de Verão” – Record
Desde de que a Record estrou a “A Fazenda” com famosos, sempre recebeu vários pedidos para realizar uma temporada com anônimos. Depois de tantos pedidos a emissora resolveu produzir a “Fazenda de Verão”, versão com pessoas desconhecidas. Com a ideia de diferenciar do tradicional reality com famosos, a produção tentou mudar ao máximo a “cara do programa”, mudou completamente as regras do jogo, trocou o apresentador, e permitiu uma interação maior entre Rodrigo Faro (apresentador) com os peões. O programa estreou com 14 pontos de audiência (batendo recorde negativo em comparação com as temporadas anteriores) e terminou apenas com 10, e teve como vencedora Angelis Borges. Após não ter a repercussão e audiência desejada, a emissora decidiu não produzir mais nenhuma temporada, por achar também que duas versões com famosos e anônimos desgastaria ainda mais a fórmula.
“Busão do Brasil” – Band
Depois da Globo vir com o “BBB”, Record com “A Fazenda”, SBT com a “Casa dos Artistas”, foi a vez da Band exibir seu reality. Com um formato parecido com os anteriores, o programa do canal do Morumbi confinou anônimos em um ônibus. Isso mesmo, um ônibus-casa abrigou os participantes durante alguns meses e viajaram para alguns lugares do país. O programa foi apresentado por Edgard Picolli e teve audiência em torno de 2 pontos, para tentar reverter a situação, a emissora mudou de horário e chegou até a trocar os dias de eliminação, mas nada apresentou resultado, dessa forma o canal do Morumbi decidiu não produzir novamente o reality que entrou para a lista dos programas que não tiveram sucesso suficiente para serem reproduzidos.
“O Jogo” – Globo
Quem pensa que tudo da Globo é sucesso está redondamente enganado, e o reality show “O Jogo”, está ai para nos provar. O programa era apresentado nas noites de terças, e era apresentado pelo Zeca Camargo. O formato consistia em uma mistura de reality show, ficção e suspense, e tinha como objetivo os participantes desvendarem crimes e achar o verdadeiro culpado através de pistas e raciocínio lógico. Claro que não eram crimes reais, era tudo armado pela produção para as pessoas descobrirem. Na época em que foi exibido em 2003 o programa não obteve êxito e chegou a ficar algumas vezes em segundo lugar, motivo mais do que suficiente para e emissora dos Marinhos decidirem não dar nova chance para o reality.
“Ilha da Sedução” – SBT
“Ilha da Sedução” foi apresentado pela apresentadora e atriz Babi Xavier em 2002. O programa consistia em separar 4 casais que possuem um longo relacionamento em dois hotéis, lá eles se deparam com várias pessoas solteiras que possam lhes interessar. O objetivo é fazer um teste sobre os relacionamentos. O grande suspense é para saber se no final os casais dirão não as tentações e se conseguirão manter o relacionamento. Na época em que foi exibido o programa sofreu com a grande repercussão da estréia do “BBB”, e acabou caindo no ostracismo.
“Jogo Duro” – Globo
“Jogo Duro” foi exibido em 2009 e apresentado pelo ator Paulo Vilhena e ia ao ar sempre aos domingos. O formato era a versão mais bizarra ainda de “No Limite”. Os participantes tinham que entre outras coisas, comer coisas nojentas e realizar provas radicais. Se em “Ilha da Sedução” foi a Globo que ofuscou o reality de Silvio Santos, em “Jogo Duro” a Record “vingou” e atrapalhou os planos globais. Na época (2009) a Record estreava “A Fazenda” que alcançava altos índices de audiência e ganhava com facilidade do programa global. Depois de colecionar derrotas e ter apenas 8 episódios, o programa foi embora para nunca mais voltar.