Descobrimos o verdadeiro vilão da economia na hora de pagar a conta de luz e você precisa fazer o que fazer pra enxugar o rombo e não pesar no bolso
Conforme até já mencionamos em algumas matérias, a conta de luz costuma ter um peso significativo nas finanças dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que intensifica ainda mais quando estamos sob a bandeira tarifária mais alta, mais conhecida como vermelha nível 2.
Afinal de contas, ela aumenta o custo por quilowatt-hora consumido. Sendo assim, é fundamental que as as famílias tenham atenção redobrada para evitar surpresas ao fim do mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, você sabia que existe um eletrodoméstico, usado todos os dias em todos os lares, cujo qual é o verdadeiro vilão da economia?
Pois é, a partir de informações divulgadas pelo ND+, a equipe do TV Foco especializada em economia descobriu que ele supera até mesmo o ar condicionado e, se não tomar cuidado, pode aumentar a sua fatura em até 3 vezes mais por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do indispensável chuveiro elétrico! E até mesmo a ENEL está ciente …
Campeão de consumo
Por mais maluco que pareça, o chuveiro elétrico de fato consome mais energia que o ar-condicionado porque ele exige muita potência para aquecer a água em pouco tempo, enquanto o ar-condicionado trabalha de forma mais gradual.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos entender isso com um comparativo em quilowatts?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Potência média do chuveiro elétrico: O chuveiro elétrico geralmente opera entre 5.500 e 7.500 watts (ou 5,5 a 7,5 kW), dependendo do modelo e da temperatura selecionada.
Potência média do ar-condicionado: Já um ar-condicionado de uso residencial costuma ter uma potência média de 1.000 a 2.500 watts (ou 1 a 2,5 kW).
Variando com a capacidade de refrigeração (em BTUs) e com a tecnologia (como os modelos inverter, que são mais econômicos).
Agora veja abaixo o consumo por hora:
Se compararmos ambos os aparelhos ligados por uma hora, teremos:
- Chuveiro elétrico (potência média de 6,5 kW): Usado por 1 hora, o chuveiro consumiria cerca de 6,5 kWh.
- Ar-condicionado (potência média de 1,5 kW): Usado por 1 hora, o ar-condicionado consumiria cerca de 1,5 kWh.
Tempo médio:
Chuveiro elétrico: Em média, um banho dura entre 10 a 15 minutos. Se for usado por 10 minutos, o consumo será: 6,5 kW×(1060)=1,08 kWh6,5.
- Ar-condicionado: O ar-condicionado costuma ficar ligado por períodos mais longos, especialmente em dias quentes, com uma média de 4 a 8 horas por dia. Em 4 horas, o consumo seria:1,5 kW×4=6 kWh1,5.
MAS ATENÇÃO! Os valores em KW acima apresentados foram baseados em uma média apresentada nos próprios manuais de uso, além disso os cálculos são feitos de forma padrão, levando em consideração qualquer dispositivo elétrico.
Além disso, o tempo de uso são baseados em médias de uso de chuveiro e ar-condicionado. Sendo assim, é inevitável que você tenha mais gastos caso abuse de ambos os eletrodomésticos.
Como economizar luz fazendo uso de chuveiro elétrico?
Obviamente que é impossível dispensar o uso do chuveiro elétrico, uma vez que todo mundo precisa tomar banho diariamente, não é mesmo?
Sendo assim, selecionamos abaixo algumas dicas para ajudar a reduzir esse gasto com o chuveiro elétrico e, consequentemente, aliviar a conta de luz:
- Reduza o tempo de banho: Quanto menos tempo o chuveiro fica ligado, menor o consumo de energia. O ideal é estabelecer uma média de até 10 minutos.
- Utilize a posição “morno” no verão: A resistência do chuveiro, responsável pelo aquecimento da água, usa mais energia na posição “quente”. No verão, experimente usar a posição “morno” para diminuir o consumo.
- Tome banhos em horários de menor demanda: Em algumas regiões, o consumo de energia elétrica pode ser mais barato fora do horário de pico. Embora não impacte diretamente a tarifa de energia para todos, ajuda a evitar a sobrecarga na rede elétrica.
- Mantenha a manutenção do chuveiro em dia: Resistências desgastadas ou com mau funcionamento consomem mais energia. Fazer uma revisão periódica do chuveiro pode evitar problemas e economizar no longo prazo.
- Evite tomar banho imediatamente após outra pessoa: Isso ajuda a otimizar o consumo, aproveitando o calor residual e evitando que o chuveiro seja ligado e desligado várias vezes seguidas.
Com essas práticas, é possível reduzir o consumo do chuveiro elétrico e contribuir para uma economia significativa na conta de luz, mesmo em períodos de bandeira tarifária elevada.
Considerações finais:
O chuveiro elétrico é o maior vilão da conta de luz. Apesar de ser essencial no dia a dia, ele consome mais energia que o ar-condicionado devido à alta potência necessária para aquecer a água rapidamente.
Para economizar, reduza o tempo de banho, use a posição “morno” no verão, tome banhos em horários de menor demanda e faça a manutenção do chuveiro.
Com essas medidas, é possível reduzir significativamente o consumo de energia e aliviar a conta de luz.